terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Dama de Ferro virou cinema. Melhor o entretenimento do que a vida real

por Gonça
Um filme - "A Dama de Ferro" - e a crise mundial desenterram o fantasma de Margaret Thatcher, que por mais de dez anos governou a Inglaterra. Thatcher foi enxotada do poder à base do voto mas os efeitos danosos da sua política persistiram. Economistas identificam as medidas da Dama entre as raízes da atual derrocada financeira mundial. Um dos seus mais acalentados dogmas era a "desregulamentação", na verdade, uma política de omissão deliberada do Estado na supervisão e controle das movimentações financeiras e especialmente da especulação desenfreada. A atual crise europeia joga no lixo as ideias da Dama de Ferro. Grande parte das políticas que ela implatou estão sendo revertidas. Os eleitores querem hoje, diante do esttrago que bancos e especuladores fizeram, mais regras para o setor financeiro que, até aqui, atuaa como uma milícia poderosa. Herança da Dama, que pregou a enlouquecida desregulamentação do mercado. Essa mesma insanidade que neo-liberais implantaram no Brasil do final dos anos 90 e que, à custa do voto popular, mandatos posteriores reverteram em parte. Falta muito. Que Thatcher permaneça na história. Agora mais como entretenimento no cinema do que como personagem da vida real. 

2 comentários:

Ebert disse...

A Dama de . entra pra histíria mesmo: foi a autora da mais cruel concentração de renda no Reino Unido. Que sua memória desapareça. Merece desprezo.

Wilson disse...

Acrescento que a história mostrou que pessoas com Thatcher e Roberto Campos, que praticamente defendiam que países devem ser administrados por bancos e especuladores, eram medíocres profetas do caos social.