quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Teatro Adolpho Bloch sob ameaça de demolição


José Carlos Jesus - presidente da Comissão de Ex-empregados da Bloch Editores - envia email sobre a ameaça de demolição que pesa sobre o Teatro Adolpho Bloch, que faz parte do conjunto de edifícios-sede da Manchete, projetado por Oscar Niemeyer e tombado. José Carlos repassa uma mensagem do colega Geraldo Matheus Torloni, que soube, através da filha, a atriz Christiane Torloni, que os novos donos dos prédios estariam demolindo o teatro para construir um estacionamento. Geraldo Matheus lembra na mensagem que existe uma lei municipal de autoria do escritor e ex-redator da Manchete, Raimundo Magalhães Jr., vereador na década de 50, que proibe a derrubada de qualquer teatro particular ou público. Os prédios pertencem atualmente à BR Properties. E hoje, no Globo, a coluna do Ancelmo (na reprodução) reforça a denúncia.
Observação: Em 20/8/2010, após a divulgação dessa nota, a BR Properties informou que o Teatro Adolpho Bloch será preservado. A empresa, atual proprietária do conjunto projetado por Niemeyer, diz que construirá um estacionamemento vertical nos fundos do prédio.

Um comentário:

Arquiteto Moderador disse...

Prezado José Carlos.
Meu nome é Thiago Leal e trabalhei no projeto de retrofit do prédio junto com o arq. João Niemeyer que foi o responsável pelo mesmo.
Quero esclarecer que nunca foi proposto a derrubada do Teatro. Fato que foi respondido à Christiane (veja o seu blog) no exato momento que tivemos acesso ao "boato".
O projeto previa desde o início a construção de um ed. garagem nos fundos, aprovado pelo Patrimônio Municipal e pela Prefeitura. O Teatro foi restaurado e modernizado e ficou lindo demais! Assim como o prédio.