por Gonça
Deveria ter fechado em março, segundo o primeiro cronograma. Na época, a alegação era a de que o Flamengo estava na Libertadores. O Urubu dançou e a enrolação continuou. Agora, em ato de risco, vai ser apenas parcialmente interditado. Ou seja, começam finalmente as obras mas a bola continua rolando. Com o isolamento por tapumes do setor inferior, a capacidade do estádio ficará reduzida para pouco mais de 40 mil pessoas. Quando o jogo for de maior importância, com duas torcidas grandes, dá para antecipar a zorra que vai ser. Essa polêmica do Maracanã é um mistério. As autoridades negam pressões para mantê-lo aberto. Só que ninguém consegue fechá-lo. Espera-se que as torcidas incorporem a paz, não briguem e ignorem marretas, picaretas, pedras, estacas etc, material comum em obras...
O Brasil já contabiliza meses de atrasos na reforma ou construção dos estádios para a Copa. Na semana que vem, desembarca no Rio o presidente da FIFA. Blatter que conferir de perto a preparação. Já sabe do descumprimento de prazos dos problemas legais e políticos que impedem as obras. Mas ficar ainda mais surpreso ao descobrir que... não há nada para ver.
Um complicador: as autoridades políticas, a quem cabe acelerar o processo, estão agora envolvidas nas suas campanhas eleitorais; em janeiro, novos governadores assumem seus estados e já há dúvidas se as licitações necessárias (e os perdedores ainda costumam contestar os resultados na justiça, o que demanda mais tempo) se efetivarão.
Os corredores da Fifa estão agitados. Espanha, agora reforçada pelo título de campeã, e Colômbia se colocam no banco de reservas para sediar a Copa, em emergência. Duvidam? Não seria a primeira vez na história que a entidade se veria obrigada a tirar o time de campo para não comprometer o maior evento esportivo do mundo. Te cuida, Brasil.
Jornalismo, mídia social, TV, atualidades, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVII. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Uma perguntinha inocente: será que o pessoal que fatura com as placas de publicidade no Maracanã não está torcendo para que o estádio não feche para obras e que sempre tenha um jeitinho de ficra aberto?
Nao duvido. Ao se deparar com esses políticos que está à frente da montagem da Copa e mais os donos dos estádios particulares e a CBF, a Fifa é capaz de pensar que entrou em uma grande fria. Já estamos quase no fim de 2010. O Brasil já sabe que vai sediar a Copa de 2014 há cerca três anos. Não fez nada. Acha que vão fazer até 2013 quando a Fifa faz a Copa das Confederações, uma espécie de pre´via da Copa?
Aprovo a Copa no Brasil mas estou pessimista. A ingerência política vai atrapalhar muito.
Postar um comentário