Em tradução livre, os recados dos adesivos da série"Warning". "Jornalista esconde sua própria opinião usando frases como 'algumas pessoas alegam...".
"O jornalista não entende nada do assunto sobre o qual escreve."
"Este artigo contém informações não checadas extraidas da Wikipedia."
"Para cumprir o prazo de fechamento, esta matéria foi plagiada de outra fonte jornalística."
"Este artigo foi baseado em fontes anônimas não checadas."
"Esta matéria foi copiada de um press-release."
por JJcomunic
Começou como uma piada, mas ganhou força e forma. O comediante inglês Tom Scott criou alguns adesivos que você mesmo pode colar em certas reportagens de jornais e revistas. Uma forma de protesto bem-humorado. Deu no site Boing Boing. A ideia é colar os recados em exemplares que ficam ambientes de leitura coletiva: pubs, consultórios, metrô (o jornal que você deixa no assento para o próximo passageiro) etc. Veja alguns exemplos que cabem perfeitamente em numerosas matérias publicadas em jornais e revistas brasileiros. Um alerta, aliás, que bem poderia ser posto em prática por aqui. Os leitores de jornais e revistas brasileiros andam merecendo - e muito, esses avisos.
4 comentários:
Muito legal. Sem dúvida, a parcialidade da imprensa brasileira, reportagens de cunho partidário baseadas apenas em suposições, acusações sem qualqeur prova, apenas por interesse político, matérias sem apuração competente e profissional, tudo isso merece ser adesivado. Vou providenciar versões em português e adaptadas ao Btrasil. Qualquer loja de computação faz isso baratinho. Até mesmo na sua impressora você pode fazer isso. Gostei da ideia.
Onde consigo esse adesivos em portugês. Sabem se alguém já lançou aqui?
Acho que a imprensa brasileira vive um dos seus piores momentos. Não há mais idealismo. São balizadas apnas por grupos econômicos. Nesse ponto, a internet dá voz a milhões e veicula opiniões alterntivas. Que me desculpem os jornalistas mas quero esses adesivos, vou espalhar por aí
É um recurso para nós, leitores, conta a imprensa tendenciosa. Espero que os adesivos sejam lançados no Brasil e virem moda.
Postar um comentário