quarta-feira, 7 de julho de 2010

Estoque verde-amarelo amarga um prejuízo de R$ 85 milhões

por Eli Halfoun
Perder uma Copa do Mundo não significa apenas deixar de ganhar uma partida. E um enorme prejuízo também para a indústria, o comércio e para quem investiu em publicidade. Calcula-se que, com a não esperada eliminação do Brasil, o estoque encalhado de produtos verde-amarelos acarretará um prejuízo de R$ 85 milhões em todo o país. Esse não é um dado oficial, mas sim uma estimativa do professor de Markerting e Varejo da Fundação Getúlio Vargas, Daniel Plá. Como todos esperavam que a seleção brasileira estivesse em campo até a final da Copa, os estoques de vuvuzelas, camisetas, cornetas e outros itens temáticos aumentaram muito e só no Rio calcula-se que haverá R$ 8,5 milhões de prejuízo com o encalhe de produtos. O professor Daniel Plá diz que “agora, fica muito difícil vender, mesmo com 50% de desconto”. O prejuízo não atinge somente aos pequenos objetos temáticos: as lojas de eletrodomésticos e, em consequência, os fabricantes de aparelhos de televisão também amargarão um enorme prejuízo, já que a expectativa era de que as vendas de televisores modernos continuassem em alta. O resultado é que já estão sendo oferecidos descontos de 10 a 15%, mas nem assim o consumidor se anima a continuar fazendo compras. O comércio de televisores esperava que as vendas continuassem aquecidas até a próxima semana quando o final da Copa 2010. Como se vê perder uma partida na Copa não dói só no coração do torcedor, mas também no bolso da indústria, do comércio e da própria CBF.

Um comentário:

debarros disse...

Esses comerciantes já ganharam muito dinheiro. Não vão ficar no prejuizo. Nós sim, perdemos mais uma Copa do Mundo, o que dilacera o nosso ego.