por Gonça
Um site criado pelo publicitário mineiro Fernando Barreto é um novo e importante recurso para o exercício da cidadania. O Vote na Web reune na internet todos os projetos de lei que entram no Congresso. Você fica informado e pode observar o que os políticos fazem e não fazem, de fato, sem depender das mentiras que eles contam nos palanques e entrevistas a jornais e revistas. A cada projeto que entra no Senado ou na Câmara, o site cria uma página na qual os leitores se informam sobre a proposta e podem votar "Sim" ou "Não". Depois da aprovação ou rejeição o Vote na Web ainda compara os resultados das misteriosas e insondáveis cabeças de suas "excelências" - em alguns casos "excrescências" -, com a dos respeitáveis cidadãos. E ainda mostra o voto nominal dos políticos. Útil para os eleitores, no mesmo site, é o link onde é possível apurar quantos projetos de lei o deputado ou senador - que é novamente candidato e está aí pedindo seu voto -, apresentou ao plenário ou às comissões e como votou em cada proposta na última legislatura. Se o político mostra um padrão, por exemplo, de votar sempre com o lobby que financiou sua campanha e se lixa para a sociedade você vai flagrá-lo. Mais uma vez, você poderá conferir o que ele fez, sem depender do que o sujeito fala aí pelas esquinas. Pode até votar de novo no suposto pilantra mas aí é problema seu, você estará informado e vai apoiá-lo porque quer e, claro, depois não reclame.
Segundo reportagem sobre o tema publicada na revista Época, o Vote na Web recebeu um convite da ONU para participar de um congresso que discute o uso da tecnologia como instrumento para o cidadão fiscalizar, denunciar, criticar e manifestar sua posição como eleitor, consumidor e contribuinte. Use essa arma de alto calibre democrático.
Conheça o site Vote na Web, clique AQUI
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito legal.
Postar um comentário