quinta-feira, 29 de julho de 2010

Olé, Catalunha

por Gonça
Em votação histórica, deputados catalães aprovaram a proibição de touradas na região a partir de 2012. Em toda a Espanha já há parcela da população que desaprova a crueldade que ensanguenta as arenas. Há alguns anos, em viagem à Espanha, eu e a Jussara procuramos uma mesa de bar para uma pausa em um passeio, vencidos pelo calor de Toledo. Pedimos informações ao garçom sobre as "corridas" do dia. Ouvimos do rapaz, que se mostrou um militante, uma pequena pregação contra as touradas. Ele entendia nossa curiosidade de turista, mas lamentava que a Espanha ainda oferecesse aos visitantes e ao seu próprio povo um show de sangue e primitivismo. Mesmo assim, fomos às touradas. Compramos ingressos em mãos de cambistas, setor do sol, e entramos na arena, que parecia um caldeirão. Valeu para matar a curiosidade. Dos seis touros da tarde, vimos o fim de três animais. O touro, como sabem, é sistematica e covardemente ferido antes de ser servido, cansado, ao toureiro que o mata. Torcemos o quanto pudemos pelo touro. Mas o animal luta em absurda desvantagem. O resto é firula. Esqueça o romantismo de filmes como "Sangue e Areia" ou as descrições apaixonadas de Hemingway, não há beleza naquele espetáculo. A alegação de que é manifestação cultural e por isso as touradas devem ser preservadas é furada. Crueldade não é cultura. Se fosse, ainda seríamos canibais. (Foto: Jussara Razzé)

Um comentário:

debarros disse...

Esses touros são da raça Miura. Criados em fazendas de touros dessa espécie para se apresentarem nas arenas espanholas. São criados como feras selvagens para matarem os toureiros nas lidas. São touros enormes, chegando a atingir quase mil quilos. De vez em quando um toureiro é ferido por um Miura na Arena. Os ferimentos ocasionados pelas chifradas dos Miuras são, quase sempre graves, atingindo o baixo ventre, a virilha ou as cochas dos toureiros.
O problema, como sempre, há muito dinheiro envolvido nesse negócio. Por tras das cenas de touradas, nas grandes arenas espanholas, está o comércio da criação desses touros. Esse grande negócio está nas mãos de tradicionais familias espanholas, políticos e industriais, de sorte que vai ser dificil acabar com esse show sangrento que aos domingos milhares e milhares de espanhóes, sedentos de sangue, compram seus ingresssos para verem nobres touros Miuras serem sangrados até a morte nas areias das Arenas de Espanha.