Acredite: o Osborne foi lançado em 1981, não tinha bateria, pesava pouco mais de 10 quilos mas foi considerado o primeiro "portátil'.
Este é o IBM-XT. Vinha, originalmente, com 128kB de memória e um processador Intel de 4,77 MHz. Para comparar: um celular Nokia E71, por exemplo, tem 110 megas de memória, um cartão que acumula até oito gigas em dados e um processador de 369MHz.
por Gonça
Vale a visita. Fica em São Paulo, no bairro Santa Ifigênia (Rua dos Andradas, 237). É uma instituição dinâmica, aberta à visitação, com um acervo de cerca de 15 mil itens entre peças da pré-história da computação, gadgets, videogames, periféricos como os primeiros mouses de madeira e HDs de ferro, que levavam dois dias para formatar. O MC promove eventos, exposições, palestras, aluga equipamentos de época para filmagens, intermedia reciclagem de material inaproveitável e aceita doações de equipamentos. Veja acima reproduções do acervo do MC. Conheça o site do Museu do Computador (alguns canais ainda estão em desenvolvimento). Clique AQUI
Um comentário:
Esse avanço na informática não levou 50 anos. Em pouco mais de 10 anos o avanço tecnológico foi de tal ordem que as empresas jornalísticas informatizaram todo o seu sistema operacional vindo a ganhar horas de trabalho permitindo a um jornal colocar o seu produto nas casas dos seus assinantes antes das 6 h da manhã. Dos PCs grandes chegou-se ao note book, de tamanho bem reduzido, como os mesmos recursos dos Lap top.
O mundo de hoje não anda mais sem o computador.
Postar um comentário