domingo, 3 de janeiro de 2010

Dólar furado


por Gonça
Neste fim de ano, dois alemães foram presos na Austrália portando uma bolsa com 500 milhões de dólares falsos. O detalhe é que as notas falsificadas eram de 1 milhão de dólares, cédula que não existe. Os acusados alegam que tudo não passava de uma brincadeira que tentariam fazer com alguns amigos.
O livro Aconteceu na Manchete - as histórias que ninguém contou (Editora Desiderata) revela que, certa vez, Adolpho Bloch fez uma dessas brincadeiras bem-humoradas mas que alguém acaba levando a sério. Durante um jantar de comemoração do seu aniversário, Bloch distribuiu entre amigos e funcionários uma nota de 1 dólar. Só que no lugar da efígie de George Washington, estava lá, sorridente, a foto do velho Adolpho. Fora isso, a nota era quase perfeita, obviamente sem os detalhes de segurança da cédula americana. Para Adolpho, a nota era um enfeite inocente de aniversário, como língua-de-sogra e chapéu de cone. No amplo salão do terceiro andar do Russell, todos se divertiram com a brincadeira. Até que alguém ainda lúcido diante do uísque e da champanhe da festa alertou para o fato de que a piada monetária poderia ser mal interpretada. Afinal, a Casa era uma gráfica. Caiu a ficha: rapidamente, a nota foi recolhida antes que Washington reclamasse. Infelizmente não tenho aqui uma reprodução dessa cédula histórica impressa em Parada de Lucas mas sei que pelo menos um ex-funcionário guarda essa preciosidade. Se nos lê e quiser exibi-la ao leitores do paniscumovum é só mandar. (Na reprodução, a nota de 1 milhão de dólares)

4 comentários:

deBarrros disse...

É impresssionante o poder que essa moeda exerce sobre os homens. Até filme já se fizeram com histórias envolvendo essa moeda. "Por um Punhado de Dólares". Lembram-se desse filme? Não me lembro bem se era protagonizado por Giuliano Gemma ou Cllint Eastwood, nos célebres" western spaguetis", Foi um dos filmes que marcou uma época. Outros filmes vieram com o dólar como a base desses roteiros. Num desses filmes, "westewrn spaguetis", Giuliano Gemma tinha em seu poder uma nota de 1000.00 dólares e toda a história era desenvolvida em cima dela. Realmente, uma nota de 1.000.000.00 de dólares é pra arrebentar qualquer banca.

Anônimo disse...

O cara que acha que existe uma nota de 1 milháo de dólares merece receber uma cédula de um milhão de dólares

Ebert N. disse...

são ótimas essas histórias que revelam fatos curiosos de homens poderosos e influentes em várias épocas da história do Brasil

Anônimo disse...

Caros senhores, existe a nota de 1 milhão de dólares. Foi impressa pelo governo americano em 1923 e hoje vale mais do que seu valor real. Porém, sua forma de troca se dá por título.