sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Viver a vida (através da objetiva): o legado de Dennis Stock


por Gonça
Os jornais noticiaram há poucos dias a morte, aos 81 anos, do fotógrafo Dennis Stock, da lendária agência Magnum. O Brasil conheceu muito do seu trabalho através da Manchete. Stock começou a carreira aos 17 anos, na Life. Mais tarde, transferiu-se para a Magnum, onde trabalhava há 50 anos. É famosa a série de fotos que fez do ator James Dean, assim como de Louis Armstrong, Nova Orleans dos ano 50 e Miles Davis (que resultaram no livro Jazz Series). Registrou como poucos a explosão da rebeldia e da contestação nos anos 60.
Vá ào site da Magnum e veja ou reveja a arte de Dennis Stock.
Em sua homenagem, a agência montou uma belíssima exposição virtual. Ao comunicar a morte do fotógrafo, ocorrida no dia 13 de janeiro, a Magnum divulgou uma frase que resume a sua trajetória pessoal e profissional: "Tive o privilégio de ver grande parte da minha vida através da minha objetiva, fazendo dessa viagem uma esperiência alucinante". (Do site da Magnum, a reprodução de uma das mais famosas fotos de Stock: James Dean caminha na Times Square, em Nova York, em 1955, pouco antes da sua morte)
Clique no link Fotos de Dennis Stock  

Um comentário:

Elpidio disse...

Uma rara sensibilidade e um olhar aberto e generoso para a vida. Vê-se pelas fotos que era assim que Dennis Stock via o mundo.Além do livro de jazz, ele tem outros igualmente fabulosos.