quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Haiti

deBarros conta

O Haiti representa o fracasso da civilização Ocidental. Haiti, o primeiro país negro que se tornou independente, teve que pagar muito caro por esse ato de rebeldia aos países do primeiro mundo. Devastado pelos seus colonizadores, ousou ser uma República governada por si mesma. Enfrentou seus dominadores e tentou marchar sozinho, mesmo tendo de pagar uma dívida, criada pela França, que arrasou a sua economia até os dias de hoje.
O que fizeram os países colonizadores? Abandonaram esse país rebelde à sua própria sorte, que endividado, suas terras esgotadas para cultura, suas florestas arrasadas pelos seus colonizadores, sem riquezas minerais, não teve forças para suportar o último flagelo imposto pela natureza, o terremoto que arrasou sua capital. Um país não só arrasado economicamente pelo mundo ocidental como pela natureza, paga o seu preço, caro demais, principalmente por ser um país negro, governado por negros. Isso, os brancos não perdoam. O mundo ocidental, que gastou 3 ou 4 trilhões de dólares para enfrentar a crise econômica, que ameaçou esfrangalhar a economia ocidental, hoje, demonstra timidez em investir alguns bilhões de dólares para ajudar a soerguer esse bravo país. Que Deus proteja o Haiti, já que os homens tem medo de fazer o que tem de fazer.

2 comentários:

Eli Halfoun disse...

debARROS
Oportuno seu comentário. Se for verdade que todo lado ruim tem sempre um lado bom, o terremoto está servindo para chmar a atenção do mundo para o Haiti que já vinha sendo destroçado de outras msaneiras também muito ceruéis

deBarros disse...

Na verdade Eli, o mundo é preconceituoso e por o Haiti ser um país negro,de negro e pelo negro o Ocidente, pela sua parte racista e intolerante, rejeita como pode a autonomia da República Haitiana. Hoje, movidos mais pela compaixão e pela responsabilidade que tem diante do mundo é obrigado a socorrer a República negra que tanto detestam.