O Detro é um órgão do Detran regulador e fiscalizador de transportes coletivos. No ano passado, esse órgão conseguiu, depois de uma campanha de perseguição, acabar com o transporte coletivo de Vans tanto na cidade como nas estradas. Essa prestação de serviço de vans, para a região não só dos Lagos, praticamente acabou. A Rodovan, uma cooperativa de motoristas de Vans, que atendia o trajeto Rio – Cabo Frio, além de outros municipios, mantinha esse serviço com um número de 40 vans, mais ou menos, ficou reduzida a não mais de 8 veiculos e o seu trajeto para o Rio e vice e versa passou a ser através da Serrinha, pela Rodovia Amaral Peixoto, o que aumenta a viagem em mais de meia hora. Essas vans, durante o percurso que levava uma média de 2 a 3 horas, paravam em determinados bares para descanso e uso de toiletes.
Enquanto isso, os ônibus ficaram, praticamente, donos das estradas. As empresas não renovam as suas frotas e o pior, esses ônibus, que percorrem trajetos de duas a três horas puxados, nas estradas, não têm banheiros no seu interior. O passageiro, quando é moço, ainda se contém, mas e os passageiros mais idosos? Como se arrumam enfrentando situaçòes constrangedoras ao ter uma incontinência urinária?
Aqui fica a pergunta: por que o Detro, que foi tão eficiente na ação contras as vans, acabando com o ganha- pão de algumas centenas de motoristas, eliminando ao mesmo tempo um transporte alternativo para outros municípios, não é eficiente na fiscalização dos onibus intermunicipais? Não seria o caso de exigir que esses veículos tivessem banheiros em seus interiores? Afinal, por que acabaram com esse transporte alternativo das vans que atendia tão bem aos usuários viajantes?
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