terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Carnaval com firma reconhecida? Manda essa tristeza embora...


por Gonça
Tudo bem que é preciso conter os excessos. Mas só isso, os excessos. É tanta regra para o desfile dos blocos que daqui a pouco folião vai precisar de senha, crachá e darf na mão pra mostrar pro guarda municipal. Alô, autoridade, carnaval de rua é uma tradição carioca. Dá só uma olhadinha nessa foto de Hart Preston, da revista Life, nos anos 40. É isso, desde sempre: bloco na rua, sem burocracia. Manera, dotô, manda essa tristeza embora.

2 comentários:

deBarros disse...

Essa foto,se não me engano, foi tirada da Praia do Flamengo. Pode observar no fundo o poste com a iluminária da época. Gonça, essa época foi uma das melhores da vida carioca. Havia respeito, havia ordem e por incrivel que pareça havia policia nas ruas. Não existia assaltantes, existia era o ladrão de galinha. Observa o azul do céu: lindo não é? POde ver na foto, no meio de uns homens fantasiados de havaiana, um cara de paletó e gravata. Nesses idos, ia-se ao Maracanã de gravata e paletó. Essa foto pode ter sido tirada no início da década de cincoenta.
Esse tempo passou e temos que viver a dura realidade dos dias de hoje. Escapar de balaas perdidas ou de ser assaltado em plena Avenida Rio Branco ao meio dia, em frente à rua do Ouvidor. Sinto saudades dos idos de 1950.

Gonça disse...

sim, debarros, é Flamengo, pelo ângulo da foto. Tempos dourados do Rio. Mas essa cidade resiste, apesar de tudo e mantém o seu espírito, o que é importante.