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| Reprodução Instagram |
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por Ed Sá
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| Rio, 1960: Sartre e Simone de Beauvoir. Foto de Gil Pinheiro/Manchete |
| Simone de Beauvoir não gostou de ser flagrada. Foto de Gil Pinheiro/Manchete |
Em 1960 o fotógrafo Gil Pinheiro, da Manchete, foi escalado para seguir os passos de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, no Rio. Depois de algumas horas de plantão no hotel, Gil acompanhou o casal em direção à orla de Copacabana. Sartre havia visitado o parque gráfico da Bloch, em Parada de Lucas, onde foi fotografado em ambiente interior e entrevistado pelo diretor da revista, Justino Martins. Apesar disso, a Manchete precisava - para uma segunda reportagem, de Paulo Mendes Campos - de imagens externas em um cartão postal carioca. Avessos a fotos, eles não toparam. Daí, a solução foi partir para um paparazzo, digamos, culto, dos escritores. A revista não era muito adepta do gênero, preferia fotos mais trabalhadas, em cores. Mesmo assim, se fosse preciso, adotava o recurso de fazer flagrantes, geralmente de atrizes, em visita ao Rio. Naquela década, publicou fotos de, entre outras estrelas, Mylène Demongeot, o então monumento francês, na praia. Claudia Cardinale e Brigitte Bardot também foram seguidas e retratadas, mas nunca um filósofo havia merecido a atenção de um fotógrafo ao estilo paparazzo. O fotojornalista Gil Pinheiro cumpriu a missão, clicou o casal, que saiu do hotel duas vezes, mas não conseguiu trabalhar com discrição, como a redação lhe pediu. Foi descoberto por Simone de Beauvoir. Em uma das fotos acima, vê-se que a escritora não escondeu sua irritação.
A internet é indispensável, mas não há como negar que deixa terra arrasada em costumes, comportamentos, funções, instrumentos, empregos, equipamentos e métodos. Uma das vítimas é o paparazzo. Câmeras de rua e celulares captam milhões de imagens e, com frequência registram cenas jornalísticas. Celebridades - que eram um alvo preferencial dos paparazzi - agora fazem seus próprios "flagras" e poses íntimas que postam em seus canais nas redes sociais.
Para os fotojornalistas sobram os fatos e a capacidade de registrá-los com talento como fez o fotógrafo Evan Vucci, da Associated Press, autor da foto icônica e histórica de Donald Trump de punho fechado, bandeira tremulando e traços de sangue no rosto logo após tomar um tiro na orelha. A foto de Vucci ilustrou praticamente todos os veículos do mundo, do New York Times ao Times, da Tribuna de Anta Gorda ao Voiz du Burundi, mas não foi obra de um paparazzo e sim uma clássica foto de oportunidade onde a agilidade e a intuição do fotojornalista, além da sensibilidade para captar a imagem tecnicamente perfeita, foram elementos decisivos. Claro que ele disparou o obturador dezenas de vezes, mas o que há de extraordinário naquela foto é o enquadramento exato de todos os elementos que passaram a mensagem essencial do atentado.
Já o paparazzo, aquele que se especializou em fazer plantão por horas e dias à espera do seu alvo, entrou em processo de extinção. Por dois motivos principais: as mudanças radicais no mercado jornalístico, que abalam o consumo e a cotação de fotos do tipo e a mediocridade do alvos atuais que são influenciadores, modelos fitness, sobreviventes de reality show e subcelebridades em geral.
Se Sartre e Simone de Beauvoir caminhassem no calçadão do Leblon, hoje, correriam muito mais o risco de serem assaltados do que encontrar um paparazzo que os incomodassem.
P.S- Quer saber mais sobre a era de ouro dos paparazzi, os guerrilheiros da imagem? Leia matéria publicada neste blog. Basta clicar no link abaixo.
https://paniscumovum.blogspot.com/2015/04/guerrilheiros-de-imagens-nos-55-anos-do.html
O esforço do ministro da Fazenda Fernando Haddad para tentar taxar milionários e privilegiados que não pagam impostos provocou uma onda de memes que viralizaram na internet. E é essa ação coordenada viral que levanta a suspeita de que os memes foram financiados e impulsionadas por setores acostumados a sonegar impostos ou, no mínimo, praticar a chamada "contabilidade criativa" que dribla a legislação.
Se comprovado que os memes são conteúdo publicitário e foram viraluzados por robôs contratados, o Brasil pode reivindicar o pioneirismo de utilizar uma prática das redes sociais - geralmente espontânea e bem-humorada - como conteúdo publicitário, a chamada matéria paga.
Circulou nas redes sociais e sites a informação de que os uniformes da delegação brasileira para Paris foram fornecidos pelo Ministério do Esporte. O governo federal desmente. Leia a nota oficial.
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| Nostálgico da Jovem Guarda, o COB ressuscita como slogan uma gíria dos 1960. |
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| Uma das opções do uniforme da delegação é, segundo as redes sociais, o look "evangélico". Foto: COB/Divulgação/Reprodução |
por Ed Sá
Por algum motivo, a agência WMCCANN, que criou o slogan da campanha do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), embarcaou em uma trip nostálgica. "Manda Brasa Brasil" dá a impressão de que a qualquer momento Roberto Carlos vai aparecer nas peças institucionais no palco do programa Jovem Guarda dos distantes anos 1960. A opção pelo tempo da vovó também está presente no figurino dos uniformes da delegação, especialmente no look das atletas, uma saia fashion-evangélica que, vai saber, deve homenagear os 100 anos da Olimpíada de Paris de 1924. As meninas parecem estar a caminho do culto ou voltando de um piquenique da turma da igreja. O COB não divulgou o nome de quem criou a estranho modelo. As redes sociais atribuem o look às lojas Riachuelo, empresa cujo controlador é ligado ao bolsonarismo ultra conservador . Outro detalhe: a delegação desfilará no Sena usando sandálias Havaianas. Será demostração de despojamento e humildade? Aviso: atleta humilde demais não ganha medalha.
Ainda como parte do pacote promocional da participação do Brasil no Jogos, o COB escolheu Sabrina Sato como uma das "madrinhas" da delegação. O "cargo" não existe formalmente, mas alguns comitê costumam levar atletas detentores de medalhas de ouro como recurso para aconselhar e motivar estreantes nos ciclos olímpicos. Como Sabrina não é medalhista nem pratica esporte, a motivação é comercial. Ela "concorre' na modalidade merchandising de havaianas. Talvez uma vinculação com algum patrocinador. Segundo o site Terra Sabrina embarcou com 20 malas. Resta torcer para que essa bagagem traga quilos de medalhas olímpicas.
Ok, a Apple foi atingida em seus Macs, mas não gerou o apagão. Em todo caso, não resisti ao apelido do caos cibernético dado pelo amigo Roberto Muggiati. Applecalipse. O mundo percebeu que está tão conectado às grandes techs que uma simples atualização de software de apenas uma empresa derrubou serviços de informática ligados ao ambiente Windows em aeroportos, hospitais, empresas, bancos, sites diversos e computadores pessoais. O Brasil sofreu pouco, tem apenas 5% dos clientes globais da empresa CrowdStrike responsável pelo apagão dos produtos que afetou cerca de 9 milhões de aparelhos em todo o mundo, segundo a Microsoft. A maior parte dos danos ocorreu nos Estados Unidos. O caos resultante da falha comprova a fragilidade dos chips e apps espalhados pelo mundo. Tudo indica que o erro pode ter sido humano. Outra interpretação indica influência de dispositivos de IA autônomos e abusados. Seja lá qual for a causa, uma coisa é certa: a humanidade começa a perder o controle do planeta. De "motorista" vai virar "passageira".
por Ed Sá
Nas últimas semanas, essa categoria de pessoa passou de "influencer" a ser influenciada pela polícia. Vários deles ou delas adotaram o estelionato como padrão de vida. Uns e umas ajudaram a enganar incautos promovendo a peso de altos cachês o chamado jogo do tigrinho feito para morder otários. Outros vendem rifas cuja mágica é fazer o prêmio desaparecer antes de chegar ao ganhador, no caso, perdedor. Um sujeito que atende pelo nome de Nego Di abriu até uma loja para vender "promoções". O preço do produto oferecido era excepcionalmente baixo. Só que o agora réu não entregava a mercadoria. Esse caso do Nego Di tem uma particularidade. Durante as enchentes do Sul ele ganhou protagonismo criticando o governo federal e difamando pessoas em posts geralmente inundados de palavrões. Em função disso, apoiadores do réu estão tentando convencer as redes sociais de que o Di é, na verdade, um perseguido político. Ou seja, inventaram o 171 do "bem", o militante da picaretagem engajada na extrema direita. Nenhuma novidade.
Dito isso, se o seu filho revelar que quer ser "influencer" quando crescer avise que tudo bem, mas ele ou ela poderão ser condenados (as) a influenciar colegas de cela nada influenciáveis. Problema dele ou dela.
| Tony Ttornado na BR-3, em 1970. Foto Manchete (infelizmente a revista não deu o créditos do autor da imagem) |
| O logotipo da Desfile resiste. Algarve, julho de 2024. Foto de Walterson Sardenberg Sobrinho |
A revista, aliás era distribuída em Lisboa, assim como a Manchete. E fazia frequentes edições especiais de moda tendo como set paisagens portuguesas.
A edição de 12 de julho do jornal Valor publica resenha que Roberto Muggiati fez do livro "A Torre Eiffell - verdades & lendas", de Françoise Vey, lançado pela L&PM.
Entre outras revelações, Vey conta que não foi Gustave Eiffel o homem que concebeu inicialmente a torre, mas seu jovem engenheiro franco-suíço, Maurice Koechlin. E o arquiteto do monumento chamava-se Stephen Sauvestre.
O maior símbolo de Paris vai receber eventos dos jogos à sua sombra e, em cada medalha da premiação, será incrustado um pedaço de ferro da torre, que, assim, já está no pódio da Olimpíada.
O torcedor da seleção brasileira não tem paz. Em setembro o time do técnico Dorival Junior - se a CBF não concluir a fritura dele até lá - enfrentará Equador e Paraguai. Depois vai encarar a fila de adversários na sequência das Eliminatórias. A essa altura todo jogo é difícil. O pior virá em março de 2025 quando vai jogar contra a Argentina e a Colômbia. A seleção brasileira não sabe o que é bola desde 2002. A partir do título na Copa da Coreia-Japão, o roteiro é só de fracassados, da escalação aos técnicos: entre outros, Felipão, Carlos Alberto Parreira, Dunga, Mano Menezes, Tite (esse enterrou o time em duas copas seguidas despedindo-se nas quartas de final em 2018 e 2022 ) e o meteórico Fernando Diniz. No momento, o Brasil está em sexto lugar na desesperada tentativa de carimbar o passaporte para a Copa dos Estados Unidos-México-Canadá.
O Globo, Folha, Estadão, TV Globo etc passam o pano em vocábulos que consideram sensíveis aos seus interesses. Exemplos: bolsonaristas armaram tentativa de golpe, mas não são classificados como de extrema direita; a Abin oficial de Bolsonaro espionou políticos, fez ameaças de morte a um ministro do STF, atuou para travar investigações, mas a mídia chama o esquema de "Abin Paralela". É a Abin oficial, mesmo Isso é manipulação consciente do fato ou não sabem o que significa a palavra paralela; um meliante roubas jóias do patrimônio público, vende a um receptador e a mídia chama apenas de "desvio", como se fosse um desencontro administrativo ou uma pequena falha de um entregador que errou de endereço.
Há outros dribles na verdade já consolidados pelos editores: agrotóxico é "defensivo agrícola", driblar a lei é "flexibilização", sonegar impostos é "contabilidade criativa". Haja salto triplo carpado para maquiar a verdade.
| 1974: Liza Minelli na Manchete. Reprodução de foto de Frederico Mendes publicada na revista |
A seleção argentina vive grande fase. Campeã do mundo, campeã da Copa América. Infelizmente é cada vez mais difícil admirar o futebol do time renovado dos hermanos. No ônibus, após a vitória contra a Colômbia, os jogadores cantaram um refrão racista. Canção essa, aliás, que a torcida argentina entoou na Copa do Catar para provocar o craque Mbappé pouco antes do jogo contra a França. A cena foi postada pelo meia Enzo Fernández e, em seguida, apagada. Mas o print foi salvo e circula nas redes sociais. A federação francesa entrou com reclamação junto à Fifa pedindo a punição dos argentinos. O Chelsea, time de Fernández abriu procedimento interno e pode punir o jogador.
| Refrão racista cantado pelos jogadores argentinos. Reproduzido do X |
Comentário do blog - por Ed Sá
A capa da Time é dramática. É praticamente o registro da vitória de Donald Trump nas próximas eleições estadunidenses. Pelo figurino da extrema direita, o marketing político mudou. Atentados autênticos podem ser politica e habilmente explorados. São vistos como "oportunidade". As fake news, também. Debates, entrevistas, programas de governo etc aparentemente não ganham mais eleições? A estratégia de campanha mais eficiente e fulminante é facada ou tiro de raspão na orelha. A faca de Adélio mirou em Bolsonaro e atingiu Lula/Haddad em 2018. O balaço que raspou na orelha de Trump nem desfez o penteado do magnata, mas respingou nas urnas de novembro e abateu de vez o já trôpego Joe Biden. Em segundo lugar vêm as notícias falsas agora turbinadas com vozes e imagens trabalhadas em inteligência artificial (IA).
Significa que as campanhas presidenciais em todo o mundo dispensarão seus marqueteiros e contratarão especialistas hollyoodianos em sequências dramáticas, dublês, figurantes, editores de imagem e gênios da inteligência artificial? As redes sociais, hoje decisivas, gostam de ação e emoção. Com exagero, pode-se supor que a realidade eleitoral passará a ser um detalhe e o importante será o efeito especial que impactará a massa?
Curiosamente, o alvo desses atentados sobrevive politicamente mais forte para festejar a posse. O recurso pode valer também para líderes enfraquecidos. Robert Fico, o primeiro ministro da Eslováquia, por exemplo, enfrentava críticas por alegar que os benefícios para exportadores de graõs da Ucrânia prejudicavam a agricultura do seu país. Fico tomou um tiro na barriga, foi hospitalizado em estado grave, mas sobreviveu e reassumiu seu cargo agora com mais apoio.
O risco é - sabendo-se que marqueteiros de políticos são espertos - assessores da Geraçao Z começarem a bolar situações-limite, nem sempre sangrentas, para reforçar a popularidade dos líderes. A IA poderá ser de grande ajuda em campanhas eleitorais "criativas" a qualquer custo. Algo como Giorgia Meloni, prineira-ministra da Itália, escorregar numa pizza e ganhar votos porque um imigrante da Líbia teria jogado lixo na rua? Digamos que o presidente da Polônia, Andrzej Duda, que perdeu recentemente a maioria no parlamento, sofra constipação depois de comer na rua uma zapiekanka feita por um imigrante russo. O acidente culinário poderia lhe render alguma recuperação na imagem? Em resumo: extrair emoção de qualquer situação pode ser a regra de ouro do novo marketing político onde as idéias ficam em segundo plano. A moda agora é tiro, porrada e bomba. Verdadeiros ou não.
Comentário do blog - É quase impossível distinguir um democrata de um republicano nos Estados Unidos. São gêmeos univitelinos. Mas, concordo, qualquer mer#a é melhor do que Donald Trump, um cara que além de ser racista, misógino, assediador e fraudador, é tudo isso junto: um fascista.
O problema é que Joe Biden está fora de sintonia. Não é crime, muitos de nós temos alguém na família igualmente lutando para se agarrar às últimas lembranças. É triste e dramático.
Agora imagine tudo isso no foco de uma campanha presidencial de um dos mais poderosos países do mundo.
Quem mais torce para Biden se manter candidato é Trump. Isso diz tudo.
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| Protesto contra Olimpíada ameaça o Rio Sena. Foto de Jussara Razzé |
| Evento coletivo de defecação no Sena tem até site para orientar manifestantes |
Assim como no Brasil, em 2014, quando aconteceu o protesto "Não vai ter Copa", algo parecido está rolando na França às vésperas da Olimpíada 2024. Parisienses encontraram um modo mais original de mostrar desagrado com os jogos que interferem na rotina da cidade e já consumiu mais de 1 bilhão de euros dos contribuintes. A ideia é promover um evento coletivo de defecação.
A guerrilha do cocô estava prevista para acontecer sob planejamento detalhado. No dia 23 de junho, os parisienses seriam convocados para sentar nos respectivos vasos sanitários das suas residências e ali depositarem o maior volume possível de fezes. Supõe-se que os organizadores dão preferência a um cocô mais consistente que, ao contrário da versão mais liquefeita, terá mais visibilidade ao desembocar no Sena. Uma dieta de batatas, por exemplo, pode contribuir para massificar excrementos. Outra opção é comer um prato raiz da culinária francesa: Andouillette. É coisa para os fortes. Trata-se de um bolo de carne feito de intestino de porco, pimenta, vinho, cebola e temperos. Embora os restaurantes garantam que a iguaria passa por controle sanitário e não oferece risco, acontece que cheira a merda e xixi.
Os líderes do cagalhaço calculam que, após lançado no vaso, o chamado "quilo" levará em média uma hora e meia para chegar às águas do Sena. Isso em tempo médio e a depender da distância do arrondissement. Bairros mais perto da margem do rio terão entrega praticamente expressa. O importante é que cada um se esforce para que sua contribuição fecal chegue ao rio no máximo até meio-dia. Sob a hashtag #JeChieDansLaSeineLe23Juin (algo como "eu caguei no Sena em 23 de junho"), um site facilitaria o calculo da velocidade do pacote.
O comitê de logística da manifestação espera muitas adesões. A alegada despoluição do rio terá custado, segundo eles, cerca 1,4 bilhão de euros, uns 9 bi de reais tropicais. O Sena será a raia da maratona aquática e da etapa de natação do triatlo e muitos atletas ameaçam não entrar na água caso, até a hora da prova, as autoridades não comprovem índices aceitáveis de coliformes fecais. Aí está a questão: se a inundação de cocô acontecer e se realmente for massiva, haverá tempo para uma operação emergencial de despoluição até o dia 26 de julho, data da abertura oficial dos jogos de Paris?
Atualização - O Cagalhaço de 23 de junho foi adiado. A ideia era que coincidisse com um anunciado mergulho de Anne Hidalgo e Emmanuel Macron nas águas do Sena. A prefeita e o presidente adiaram o que seria uma jogada de marketing para provar a despoluição do rio. Ambos alegaram que irão nadar após o segundo turno das eleições francesas marcadas para este domingo. Provavelmente evitaram ser vítimas do tsunami de fezes. A nova data deverá ser 15, 16, ou 17 de julho. O Cagalhaço também transferiu sua data e poderá acontecer tão logo as duas autoridades remarquem o mergulho no Sena.
por Pedro Juan Bettencourt
Países que adotam BC ou FED autônomos incluem regras para probidade da autonomia.
O Congresso supervisiona o BC ou o FED.
O presidente eleito tem o poder de demitir o presidente do BC ou do FeD assim que toma posse. Pode mantê-lo, se quiser.
O FED é o BC americano.
No Brasil, a lei de autonomia do BC não tem regras de probidade, é desembestada. O presidente do BC pode se beneficiar das políticas que adota, sem amarras. Roberto Campos Neto, por exemplo, tem investimentos pessoais atrelados ao dólar em paraísos fiscais, pode participar de boca-livre de churrasco na intimidade de quem o nomeou.
No momento, ele nem usa as reservas para conter o aumento do dólar. Medida que adotou várias vezes durante o mandato de Bolsonaro, mentor.
O presidente americano nomeia ou confirma o presidente do FED para quatro anos de mandato. É seu direito. No Brasil o presidente eleito ao tomar posse sofre uma espécie de cassação parcial do seu próprio mandato. Durante dois anos é obrigado a governar com a política monetária sob controle de alguém nomeado pelo seu antecessor . A lei de autonomia do BC rouba metade do mandato presidencial.
Ou seja: a lei de autonomia do BC foi criada para reduzir os poderes do presidente eleito, qualquer que seja ele.
Juntando a autonomia do BC, o papel das agências neoliberais, a eleição de deputados e senadores (no caso, um terço) para mandatos não coincidentes com o do Presidente da República e a farra das emendas secretas ou disfarçadad que dão um extraordinário poder financeiro ao Congresso, o eleito pelos brasileiros para o Palácio do Planalto já chega lá como "pato manco" (lame duck), a expressão usada na política dos Estados Unidos para definir o titular de um cargo cujo poder é em parte decorativo.
A autonomia do BC brasileiro, sem efetivas regras e sem supervisão de probidade, transferiu o poder de definição da política monetária para a especulação financeira. Foi o golpe que deu certo. Não foi necessário invadir o BC nem quebrar relógio, rasgar poltronas ou defecar em mesas de reunião.
por Flávio Sépia
Observando o drama público que vive Joe Biden não pude deixar de voltar a um acontecimento parecido ocorrido na pollítica brasileira.
Em 1986, Ulysses Guimarães, então presidente da Câmara dos Deputados, deu sinais, em público, de confusão mental, alternava momentos de muita euforia e de profunda tristeza. Na verdade, como sua mulher, Mora, revelou ao jornalista Jorge Bastos Moreno, constatou-se depois que ele foi vítima de uma intoxicação medicamentosa provocada por prescrição de remédios inadequados para combater a depressão.
Enquanto não se encontrou o motivo, Ulysses sofreu uma cruel perseguição de adversários e por parte da mídia que veiculou informações falsas geradas por politicos. Uma hora, diziam que Ulysses tinha um um tumor no cérebro ou circularam informações falsas de que, desorientado, criara confusão em um voo. Após um tratamento de desintoxicação, Ulysses retomou o protagonismo na política e, menos de um ano depois presidiu a Assenbléia Nacional Constituinte, candidatou-se a presidente em 1989 e foi chamado de Sr. Impeachement ao ajudar a despachar Collor de Mello no rastro de graves escândalos de corrupção.
A baixa performance de Joe Biden durante debate com Trump, somada ao seu comportamento errôneo nos últimos meses, assusta os democratas. Algumas lideranças, em off, já admitem a troca do candidato do partido. Sobram avaliaçoes polúticas, mas faltam transparência e informações médicas sobre a saúde física e mental de Biden. Pode ser curável, assim como no caso de Ulysses? Pode se agravar? Sem que essas questões sejam esclarecidas aos eleitores, as piadas, as fake news e o deboche de Donald Trump até novembro (e está previsto outro debate da TV após as convenções partidárias) seguirão causando danos irreparáveis ao democrata.
Comentário do blog - Não apenas os democratas estão em pânico. O mundo está. O primeiro debate dos candidatos à Casa Branca foi um desastre.
A capa da Time faz a leitura mais dramática .
Biden encurralado pela própria mente; Trump desfilando um pacote de mentiras. Difícil acreditar que Biden encontre energia e estratégia para enfrentar Trump em novembro. O eventual retorno do magnata à presidência. Imaginar que os democratas tomarão a decisão mais difícil da história do partido - retirar Biden da corrida presidencial - é, por enquanto, só imaginação. Escolher um substituto é outro desafio. E o regra três, se vier, terá menos tempo de articulações e campanha. Será a versão americana do nosso Fernando Haddad em 2022, que teve apenas um mês para se apresentar aos eleitores.
O Pantanal queima mais uma vez. O que também é reincidência pela enésima vez é a irresponsabilidade do agronegócio: 80% dos grandes focos de incêndio estão em propriedades privadas e não têm causas ambientais, são resultado de queimadas, prática proibida, mas criminosamente adotada por fazendeiros. A participação do clima se dá pela falta de chuvas que deixa a vegetação seca, o que fornece o combustível para a propagação do fogo, é fato. O gatilho, contudo, é a mão do homem. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informa que o governo federal combate 20 dos 27 grandes incêndios, mesmo não sendo da competência federal. "Temos uma responsabilidade sobre as unidades de conservação, mas o fogo não é estadual, não é municipal, o fogo é algo que destrói a vida e cria prejuízos econômicos e sociais" disse ela ao Poder 360.
O Estadão prefere politizar a questão, contornar o problema, e livrar a cara dos criminosos.
| Roberta Close e Erasmo Carlos em 1984. A foto da capa da Manchete foi assinada por Vantoen P. Jr., que... |
| também fez a página dupla interna. |
Em junho de 1984, Erasmo Carlos e Roberta Close gravaram em em Ipanema o clipe da música "Close", um grande sucesso naquele ano. Praia lotada, multidão em volta, os dois circularam impunes em meio à curiosidade da massa. O Brasil daquele ano talvez fosse mais cordial, embora preconceituoso. Pelo menos, Roberta não foi biblicamente apedrejada nas ruas pela guarda da moral e dos valores e Erasmo não foi cancelado pelos bons costumes. Ela "fez a praia inteira levantar numa apoteose a beira-mar", como escreveu Erasmo.
Hoje, não sei, as milícias religiosas talvez partissem para a briga. Há 40 anos Erasmo ousou homenagear a primeira sex symbol transsexual da nação e a sua música foi um dos maiores sucessos do ano. Roberta Close, aliás, foi capa da Manchete várias vezes e, em nenhum momento, um deputado qualquer subiu à tribuna para mandar as "ovelhas" incendiarem as bancas. O Brasil mudou pra pior, Erasmo (ele mesmo uma figura cordial) não está mais aqui e Roberta Close completará 60 anos em dezembro. Casada com o empresário suíço Roland Granacher, ela mudou-se para Zurique em 1990 e declarou em entrevistas que não voltaria a morar no Brasil. Motivo: o preconceito, hoje mais agressivo e imprevisível.
P.S - Coube à página Fotos Históricas Plus, do Facebook (https://www.facebook.com/fotoshistoricasplus) relembrar esse encontro típico dos anos 1980 que virou capa de Manchete e repercute neste post assinado pelo incansável Ed Sá.
Comentário do blog. Uma conspiração ocorre às claras no Brasil. Ninguém pode dizer que não a vê. A sala de comando está nos porões mais imundos do Congresso. De lá saem projetos que viram leis e que têm dois fluxos principais. São iniciativas para tirar dinheiro do Estado laico em favorecimento da indústria religiosa, desde uma montanha de isenções de impostos, convênios, dispensa de taxas e contribuições previdenciárias ou são leis de construção de uma futura teocracia propriamente dita. Os "aiatolás" já temos, a guarda religiosa está em formação, o poder legislativo já está dominado, a ocupação avança no judiciário e no executivo em estados, municípios e na submissão e concessões da Presidência em busca da "base" inalcançável. Já se sabe que a reação dificilmente virá dos políticos. Aqueles capazes são minorias. No caso da proposta de criminalização do aborto nos casos até aqui protegidos pela lei, a reação veio das ruas essa redes sociais com as mulheres à frente. Desculpem o pessimismo, mas é possível prever que os desafortunados que viverem verão a obra do fascismo neopentecostal pronta e operante.
O COB escolheu a marca bolsonarista Riachuelo para vestir os atletas brasileiros que vão à Olimpíada de Paris 2004. Aparentemente, esqueceram de avisar ao estilista responsável que os Jogos são competição esportiva e não um congresso neopentecostal. Tudo aí é ruim, a calça frouxa, a saia virginal, os chinelos, o casaco impróprio para o verão parisiense. Foto de Alexandre Loureiro/COB/Divulgação.
| Anouk Aimée em "Um homem, uma Mulher". Foto Divulgação |
A notícia do falecimento da Anouk Aimée, ontem, em Paris, aos 92 anos remeteu a memória de uma geração a um ano (1966) e a um filme "Um homem, uma mulher". A atriz atuou em clássicos como "A Doce Vida" e "Oito e Meio", mas seu sucesso mais popular foi mesmo o filme dirigido por Claude Lelouch. Além da fama internacional, a história de um amor que nasceu na Normandia a levou ao tapete vermelho das premiações como a Palma de Ouro em Cannes, em 1966, ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro, em 1967, uma indicação na categoria Melhor Atriz, também no Oscar e um Globo de Ouro. Para as plateias brasileiras, a trilha sonora oferecia uma atração a mais: a música “Samba da Bênção”, de Vinicius de Moraes e Baden Powell.
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| Trintignant e Anouk Aimée: cena do filme, na praia. Foto Divulgação |
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| O set ainda inspira casais de turistas. Foto de J.Esmeraldo |
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| Les Plantes: o cinema desfila na passarela de madeira em Deauville. Foto de Jussara Razzé |
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| Deauville: placa em homenagem ao filme. Foto de Jussara Razzé |
A mostra focaliza os parques urbanos Jardim Botânico, no Rio e Scheveningse Bosjes, em Haia, na Holanda e ocupa a galeria do Instituto Antônio Carlos Jobim, na Rua Jardim Botânico, 1008.
Nos links abaixo você poderá ver teasers (*) do making of da captura de imagens para exposição "Dicotomia Haia-Rio". Os três vídeos curtinhos mostram o fotógrafo Sergio Zalis trabalhando nos dois parques. As fotos foram depois processadas segundo a técnica focus stacking. O resultado é um diálogo de formas e cores entre o Jardim Botânico carioca e o Scheveningse Bosjes.
(*) Os teasers de divulgação foram filmados por Frederieke Jochems (Haia, outubro de 2023) e por Fernando Lemos (Rio, abril de 2024).
Teaser 1
https://www.youtube.com/shorts/AjhpJkETPTI
Teaser 2
https://www.youtube.com/shorts/-Sk3afQQsrk
Teaser 3
por Niko Bolontrin
Os Estados Unidos empreendem nos últimos anos uma ofensiva para ganhar relevância no futebol e atrair torcedores de várias etnias. Não tem sido fácil. Por enquanto, são os hispânicos, em grande maioria, que vão aos estadios. Tanto que os agentes de imigração adoram circular nas arquibancadas dando incerta no pessoal que atravessa o Rio Grande a nado sem lenço nem documentos.
Os fãs saxões de basebol e futebol americano, por exemplo, rejeitam algumas regras do soccer, como chamam. Lei do impedimento é uma delas, o empate com resultado final de um jogo é outra e gostariam de uma alternativa à expulsão: punir o jogador com 5 ou 10 minutos forade campo.
Pode-se dizer que o recente jogo Brasil 1 X 1 Estados Unidos não foi exatamente de futebol. Mais pareceu de futebol society com a diferença do uso de 11 jogadores de cada lado (o futebol society escala sete em cada time). Simples: como a Copa América será jogada em estádios adaptados do futebol amqricano, o campo de jogo é muito menor. Enquanto na Copa do Mundo e em outros torneios importantes como Champions, Eurocopa, Libertadores, Brasileirão, jogos das ligas europeias etc os campos medem 105 metros de comprimento por 68 de largura, na Copa América terão 100 metros por 64. Uma grande diferença. No total uma redução de 740 m². Ou seja, estão fora dos padrões Fifa, mas dentro do lobby para empurrar o soccer goela abaixo do white power dos Estados Unidos. Como disse acima, difícil projeto: os supremacistas brancos, por exemplo, se surpreendem quando alguém explica que o futebol foi criado pelo ingleses. Muitos pensam que o soccer surgiu na África jogado por macacos e com cocos no lugar da bola.
Sobre a torcida brasileira em Orlando, local do amistoso contra os Estados Unidos, uma curiosidade: muitos colocaram a mão no peito durante a execução do hino dos EUA, que eles chamam de "América". Fofos.
| O BLOG QUE NASCEU... |
| DE UM LIVRO |
Em junho de 2009, há 15 anos, este blog entrou no ar. O propósito de lancá-lo vinha de antes. A coletânea "Aconteceu na Manchete - as histórias que ninguém contou" (Desiderata), cuja noite de autógrafos foi realizada em 3 de novembro de 2008 na Livraria da Travessa, no Leblon, já previa essa extensão digital.
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| Os principais veículos do país abriram espaços para o lançamento do "Aconteceu na Manchete". Fotomontagem por Jussara Razzé |
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Embora faça um contexto da história do grupo, o "Aconteceu" não é sobre a editora que foi uma das mais importantes do país. É sobre pessoas, profissionais que lá trabalharam e os momentos marcantes das suas trajetórias naturalmente vinculadas ao universo paralelo do conjunto de prédios da Rua do Russell.
Não cabe aqui detalhar o conteúdo do blog Pão com Ovo (Panis cum ovum, segundo o apelido que lhe deu o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, ele próprio um dos autores que participaram da coletânea). Essa multiplicação de pão era um evento tradicional nos tensos fechamentos que muitas vezes varavam a noite. Livros judaicos dizem que "o pão vivo desceu do céu para nos salvar". No caso, quem nos salvava era o sanduíche preparado pela cozinha laica da Bloch.
O conteúdo acumulado do Panis cum ovum - o blog que virou manchete é autoexplicável no arquivo que o Google guarda nas nuvens. São, hoje, 16.548 posts acompanhados de 19.544 comentários, muitos deles relevantes, e centenas de fotos que em 15 anos foram vistos por 2.052.836 visitantes.
Vários colegas que participaram dessa saga já se foram, saíram do grupo mas não das memórias que seguem vivas na web.
Pra quem fica, segue o fio enquanto houver pão com ovo.