sexta-feira, 20 de maio de 2022

O hipócrita segundo a Bíblia

As instituições estão funcionando no modo hipócrita. Reprodução


Durante a posse dos novos ministros do TST, ontem, Bolsonaro se dirigiu ao ministro do STF Alexandre Moraes e o cumprimentou. Moraes comanda processos em que o conspirador do Planalto  é alvo. Bolsonaro ataca o STF e o ministro com irada frequência. 


A falsidade de Al Pacino (com John Cazale) em O Poderoso Chefão 2

O cumprimento lembra uma cena de O Poderoso Chefão 2. Pouco antes de mandar eliminar Fredo Corleone (John Cazale), que o traiu, Michael Corleone (Al Pacino) afaga o irmão.

No filme, o gesto é um típico recado para um dos guarda-costas cumprir a ordem fatal do chefe. Não estamos no campo da ficção e a contenda entre Bolsonaro e Moraes não terá o desfecho dramático que o diretor Francis Ford Copola impôs ao seu filme: a coincidência se dá apenas no campo da falsidade. 

Nenhum dos dois gostou do "carinho" hipócrita. Devem ter tomado banho de sal grosso e mastigado galho de arruda após a encenação. Um pouco antes da cena Bolsonaro não seguiu os aplausos da plateia a Moraes; um pouco depois continuou a atacar o STF, o TSE e lançou mais ameaças sobre as eleições. Para usar a linguagem bolsonariana, diz a Bíblia: "Como dente estragado ou pé deslocado é a confiança no hipócrita na hora da dificuldade". Provérbios 25:19

Nenhum comentário: