terça-feira, 10 de maio de 2022

Fotomemória da redação: Portugal em 1970 segundo Manchete (com o ditador Salazar "lelé da cuca", como se dizia na época)

Na sucursal da Manchete em Lisboa, em 1970, os fotógrafos Gil Pinheiro e Juvenil de Souza, o chefe do escritório Cláudio Mello e Souza e Fernando Cascudo selecionam fotos para uma reportagem especial sobre Portugal.


Além das edições semanais, Manchete produzia revistas especiais em inglês e francês patrocinadas por empresas brasileiras de exportação ou multinacionais ligadas aos Estados Unidos e França. Em junho de 1970, Manchete foi para as bancas com uma grande reportagem especial sobre Portugal. Eram 50 páginas mostrando as belezas, a força do turismo, as tradições e os vinhos, queijos e azeites exportados para o mundo. A matéria especial da Manchete teve apoio do governo do país. Portugal atravessava um momento crítico. Dois anos antes, o ditador Antônio Salazar sofrera uma queda que lhe rendera danos cerebrais. Depois de um período em coma voltou ao palácio presidencial até que os médicos declararam sua incapacidade. O ditador estava "lelé da cuca", como se dizia na época. Tinha problemas com a memória recente e lapsos de consciência, mas lia jornais e revistas e recebia a visita regular de ministros. Salazar morreu em julho de 1970,  um mês depois do lançamento da Manchete especial em Lisboa. Por orientação do governo português o ditador morreu sem saber que não era mais o líder supremo do país. Foi mantido vivo por aparelhos e chegou a receber edições falsas de jornais que falavam do seu "governo", auxiliares lhe pediam conselhos e lhe davam documentos para "assinar". Não é improvável que entre as reportagens que recebeu para folhear nos seus últimos dias estivesse o panorama colorido de Portugal by Manchete realizado pelos fotógrafos Gil Pinheiro, Juvenil de Souza, por Fernando Cascudo e com a supervisão do chefe da sucursal da revista em Lisboa, Cláudio Mello e Souza, poucas semanas antes dos médicos tirarem Salazar da tomada.
.

Nenhum comentário: