Em Cannes, filme Z muda de nome para Final Cut. Foto Divulgação. |
O Z nos equipamentos russos. Reprodução Twitter |
por José Esmeraldo Gonçalves
A letra Z pintada em tanques, carros de combate e veículos de transporte de tropas russas é o símbolo que provocou protestos até no atual festival de cinema de Cannes.
O primeiro filme exibido fora da competição essa semana foi obrigado a mudar de nome. Chamava-se Z, virou "Final Cut". É uma comédia sobre zumbis, mas o veto ao título original foi motivado para evitar que sugerisse um apoio à Rússia. Para os soldados russos a letra significa "Pela Vitória" ("Za Pobedu" ).
O Z de Costa Gavras, com Invés Montand. Reprodução Manchete |
Z também foi o título do filme de Costa Gavras sobre o assassinato do deputado Gregoris Lambrákis pela ditadura de ultra direita dos coronéis gregos nos anos 1960. Na época, a letra Z era pichada nas ruas de Atenas como uma forma de denunciar o crime silenciado na mídia. Z é a primeira letra da palavra grega "Zei" ("Ele Vive").
O Z no filme A Marca de Zorro, com Tyrone Power |
Finalmente Z a marca de Don Diego de la Vega, o Zorro, personagem fictício de vários filmes sobre o herói da luta contra o domínio espanhol sobre parte dos Estados Unidos . Do cinema também é Guerra Mundial Z, sobre um vírus que provoca um surto apocalíptico de zumbis. Não se sabe ainda se todas essas obras serão levadas a mudar de nome.
2 comentários:
Essa invasão é um absurdo. Quantas mortes e sofrimentos que a insensatez e ambição não permitiram evitar.
Foi divulgado que a letra Z, pintada de branco nos blindados russos, seria para identificar a que país pertenceria os blindados, porque a Ucrânia, seus carros blindados, são os mesmos usados pela Russia. Assim, com esse procedimento, seria evitado o chamado fogo amigo, em que forças sob a mesma bandeira, se encontrem e se confrontem.
Postar um comentário