quarta-feira, 31 de março de 2021

Os Cafajestes, 60 anos: filme antecipou a sextorsão, tipo de chantagem hoje comum na internet

por Ed Sá

 "Os Cafajestes" foi filmado em 1961, há 60 anos. Estreou em março de 1962. Ficou apenas 10 dias em cartaz antes de ser interditado pela censura. Apesar disso, foi um fenômeno de público. atraiu pouco mais de 2 milhões de espectadores, algo inédito então para um filme brasileiro.

Hoje, em tempos de redes sociais, fala-se muito em sextorsão on line. Trata-se da prática criminosa que consiste na ameaça de divulgar vídeos e fotos comprometedores hackeados ou gravados por namorados ou amantes. Em troca da destruição dos nudes, como se chamam atualmente, os criminosos exigem dinheiro.

Pois a trama de "Os Cafajestes" era, descontadas as adaptações tecnológicas, quase semelhante. No Rio de Janeiro da época, o playboy Jandir (Jece Valadão) e o amigo Vavá (Daniel Filho) planejam fotografar nua a sensual Leda (Norma Bengell), amante do tio do primeiro, com o objetivo de chantageá-lo. Sob a direção de Ruy Guerra, o filme entrou para a história com a primeiro nu frontal do cinema brasileiro.  A sequência de Norma Bengell nua, na Praia do Forte, em Cabo Frio, dura quatro minutos e se tornou clássica.

Nenhum comentário: