quarta-feira, 24 de março de 2021

Editora Confraria do Vento lança "Cartas da Juventude - Crônica de época - Recortes Autoetnográficos (1968-1977)". Livro reúne registros vivos de uma geração





Em 1968, um grupo de jovens alimentou o projeto de uma revista. Eram estudantes do Crato, no Ceará, onde publicavam o jornal "Vanguarda". Naquele ano, todos partiriam para capitais onde prestariam vestibular. 
A revoada estudantil cratense representava uma tradição local.  Para o ingresso em uma faculdade, Recife, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte eram os destinos que se apresentavam aos "emigrantes". Naquele ano, cada um escolheu uma rota diferente. Pela oportunidade de ter representantes naquelas capitais, alguém sugeriu que o jornal publicado no Crato pelo grupo poderia se transformar em uma revista com "correspondentes" nas capitais. Foi essa ideia que inicialmente motivou os amigos a se corresponderem e discutir na correspondência os detalhes da publicação. A revista nunca saiu. Mas um dos participantes guardou por mais de 50 anos aquelas cartas que se tornaram um testemunho autêntico do que aquela geração viveu naqueles dias difíceis.

O poeta e psiquiatra Assis Lima surpreendeu o grupo com a proposta de publicar um livro com as cartas daquela geração. Quase todos relutaram, inicialmente. Encarar o que as personas de 1968 haviam escrito parecia uma sofrida incursão ao passado. Mas os conteúdos eram tão relevantes pela autenticidade de sentimentos comuns a toda um geração que as resistências foram perdendo força e o livro, ao contrário da revista imaginada, virou realidade.

Assis Lima, idealizador e organizador do projeto, transcreveu cada carta e propôs aos autores  Emerson Monteiro, Eugênio Gomez, Flamínio Araripe, José Esmeraldo Gonçalves, Pedro Lima e Tiago Araripe que comentassem, sob a ótica de hoje, as ideias, projetos, aspirações, sonhos, experiências, dúvidas e frustrações de mais de 50 anos atrás. 

O resultado aí está: "Cartas da Juventude - Crônica de Época - Recortes Autoetnográficos (1968-1977), da editora Confraria do Vento.  

"A ideia de revisitar a antiga correspondência que recebi de alguns amigos em comum e com interesses afins é, antes de tudo, um pretexto de registro e de atualização da conversa. Parto da hipótese de que as cartas falam por si, em seu momento e em seu contexto. Não se trata de cultivar a nostalgia ou o saudosismo, mas de editá-las enquanto crônica histórica e pessoal. E com o acréscimo de notas biográficas, depoimentos e apreciações individuais - nesta moldura - poder apreciá-las agora. O objetivo não é teorizar sobre o que representam os anos finais da década de sessenta e a década de setenta em relação a costumes, comportamentos e ideologias. Mas sim, de algum modo, revisitar o período com o espelho de hoje", escreve Assis Lima na apresentação do livro. 

No prefácio, a psicóloga e mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia Ana Cecília de Sousa Bastos  observa que "Cartas da Juventude" é um livro-testemunho, do qual pode ser dito, sem exagero, que representa o sentimento de mundo da geração que viveu, jovem, os difíceis anos da ditadura militar no Brasil". "Obviamente" - continua Ana Cecília - "as décadas de sessenta e setenta não se definem apenas por essa pesada sombra. Foram tempos de ruptura e promessas de liberdade absoluta para as novas gerações, que afetaram de modo intenso as expectativas e horizontes de realização pessoal, pelo menos para os jovens oriundos das camadas médias da população - pois são tantas e diversas as juventudes. Tempo em que tudo parecia possível e tudo era interditado".

"Cartas da Juventude - Crônica de Época - Recortes Autoetnográficos (1968-1977), acaba de ser lançado pela editora Confraria do Vento, organizado por Assis Lima, sob coordenação editorial de Karla Melo, Victor Paes e Bianca Battesini. Projeto gráfico e capa de Pranayama Design. Imagens da capa "Sem Título, de Emerson Monteiro. Revisão: Tiago Araripe e Bianca Battesini. Comercial; Bianca Rodrigues. 

O organizador Assis Lima é psiquiatra e mestre em Psicologia Social, autor do livro "Conto Popular e Comunidade Narrativa", com Prêmio Silvio Romero-Funarte, organizou a coletânea Cantos populares brasileiros. Co-autor dos infantojuvenis "Baile do menino Deus","Bandeira de São João", "Arlequim de Carnaval" e "O pavão misterioso". Autor de "Poemas arcanos", "Marco Misterioso", "Chão e Sonho", tendo publicado pela Confraria do Vento os livros "Terras de aluvião", "Poemas de riso e siso" e "O código íntimo das coisas". 

Os autores são Tiago Araripe, publicitário, cantor e compositor. Participou de trilhas sonoras de filmes como "Sargento Getúlio" e "Aos ventos que virão", de Hermano Penna. Gravou e fez shows com Tom Zé e banda Papa Poluição. Álbuns; "Cabelos de Sansão (Lira Paulistana, 1982), relançado por Zeca Baleiro em 2008, "Baião de nós" e "Na mala, só a viagem". Outras músicas nas plataformas digitais: "Tudo no lugar" (gravada em Portugal, onde reside), "Perfeitamente possível" e "Seis cordas" (parceria com o violonista Nonato Luiz); Eugênio Gomez, médico especializado em Pediatria e compositor de músicas como "Retrato", "Exílio", "Depois do muro" e "Isadora", do álbum "Terceiro Amor"; Pedro de Lima, mestre em Antropologia Social e doutor em Arquitetura e Urbanismo. Publicou, entre outros livros, "Natal século XX: do urbanismo ao planejamento urbano", "Rumo à estação progresso: mito e construção da cidade moderna" e "Encantos do Brasil: xilogravura e cultura popular"; Emerson Monteiro, advogado, cronista, fotógrafo e artista visual. Autor dos livros "Sombra e luz", "Noite de lua cheia, "Cinema de janela', "É domingo" e "Histórias do Tatu" ; José Esmeraldo Gonçalves, jornalista, ex-editor de Manchete, Fatos & Fotos, Caras e Contigo e ex-subeditor do Segundo Caderno do Globo, como autor e pesquisador participou das coletâneas "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou" (Desiderata) e "Esporte e Poder" (Vozes); Flamínio Araripe, jornalista, ex-correspondente da Folha de São Paulo, editor de Cidade no O Povo, de Economia no Diário do Nordeste, do Jornal da Cidade, da SBPC, trabalhou também no Estado de São Paulo. 


* "Cartas da Juventude - Crônica de Época - Recortes Autoetnográficos (1968-1977)pode ser adquirido no site da Confraria do Vento no link https://www.confrariadovento.com/editora/catalogo/itemlist/tag/Correspond%C3%AAncia.html

* Você poderá buscar no Spotfy o título acima de uma playlist com 60 músicas marcantes da época e citadas no livro.  

Nenhum comentário: