domingo, 5 de janeiro de 2020

A loucademia da Inteligência Artificial

por Flávio Sépia
A inteligência artificial está avançando quase na velocidade de um Fórmula 1. A coisa está tão acelerada que começa ficar fora de controle. Com a velocidade de conexão 5G batendo à porta, a cada dia aparece um robô superdotado para ocupar uma atividade antes reservada a humanos. Já existem robôs-jornalistas, robôs-pilotos, robôs-médicos, robôs-faxineiros, robôs-operário, robôs-barmen etc.
A novidade mais recente da dupla inteligência artificial+robô é um sofisticado equipamento para fazer pízzas. Você digita o tipo e tamanho que você quer e a máquina entrega a massa em minutos. A geringonça é capaz de fazer 300 pizzas por hora. O pizzaiolo dança.
A robótica também chega à religião e pastores, padres, rabinos, pais de santo e gurus em geral  etc também correm risco. Em troca de uma moeda e com o simples apertar de um botão o pecador poderá ouvir orações, salmos, pregações a gosto e fala direto com o santo ou com os búzios. Poderá criar, por exemplo, um avatar e levá-lo a visitar um paraíso virtual. Poderá fazer selfies em 3D com a divindade de sua preferência.
O problema vai ser o que fazer com os milhões de desempregados pela tecnologia. O mercado de entrega e comida por aplicativo não vai absorver tanta gente.

Nenhum comentário: