sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Sufoco no cafofo do Barbosa

Desde que a bolsonarista Letícia Dornelles foi nomeada para a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa, polêmicas e controvérsias rondam a instituição. A nomeada foi criticada por não ter qualificação para o cargo. A ausência de currículo seria agravada pelo fato de a Casa não é apenas guardar acervos de escritores, mas funcionar como um importante centro de pesquisa literária.
Ao Globo, ela mesma citou como qualificação o fato de ter trabalhado no "Fantástico" e de ter feito um curso de gestora.
A presidente já afastou diretores dos centros de Filologia, História e Direito.
Entre as primeiras realizações de Dornelles estão, segundo O Globo, homenagens a Margaret Thatcher e Ronald Reagan, que serão temas de palestras e exposições. Não por acaso, essa dupla dinâmica da direita é idolatrada pelos bolsominions. A nova presidente alega que tem tudo a ver a celebração da ex-primeira ministra britânica e do ex-presidente estadunidense porque "Rui Barbosa era diplomata", o que, segundo ela, justifica o projeto "Países & Personalidades".
O nome do projeto é aliás, amplo, e pode abrigar qualquer coisa. A presidente não antecipa os próximos homenageados. O que não quer dizer que os apoiadores do novo governo não possam sugerir pautas. Uma exposição sobre a vida e obra do astrólogo Olavo de Carvalho, por exemplo, faria a nova gestão ganhar pontos no Planalto. "Países & Personalidades" é uma parceria da FCRB com o Ministério das Relações Exteriores, hoje um fortim direita radical. A vida do primeiro-ministro da Hungria (Viktor Orbán), outro ícone do governo atual, poderia render um seminário para militantes, assim como o "Terraplanismo e a Literatura". Um evento interessante seria "Um Passeio na Biblioteca de Donald Trump que Rui Barbosa não Conheceu". Tudo bem que o tour vai durar menos de um minuto, mas vale por mostrar esse aspecto desconhecido do maior amigo do presidente brasileiro depois do Queiroz.
Se a Dornelles puder ler algo além das redes sociais bolsonarianas, é recomendável o "Metrópole à Beira-Mar - o Rio Moderno dos Anos 20". Ela vai gostar de um trecho em que o autor, Rui Castro, fala de Ruy Barbosa, quando senador:
"Em 1900, derrubou a emenda que instituía o divórcio no Brasil. Em 1904, votou contra Oswaldo Cruz e a vacina obrigatória. Em 1922, deu o voto decisivo que permitiu a Epitácio Pessoa decretar o estado de sítio na sequência da rebelião do forte de Copacabana. (...). O Brasil deveu a Ruy cinco anos sem garantias constitucionais".
Além do que o livro relata, sabe-se que Rui Barbosa mandou destruir milhares de documentos referentes à escravidão no Brasil.
Tudo isso é praticamente a antecipação do ideário bozoroca que a Casa da Mãe Joana, desculpe, a Casa Rui Barbosa, passa a cultuar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade é uma Galeria Famigerada. Depois das homenagens a Reagan e Thatcher, deve-se cogitar na Casa de Ruy Barbosa de um ciclo dedicado a Hitler e Mussolini? Afinal, nosso Presidente não jura que o nazismo era socialista?(O nome do partido do Hitler não só englobava o nacional socialismo, como o trabalhismo...) Do seu valhacouto na Virginia, Olavo já pode sugerir sugere os homenageados de 2021: Nero e Calígula. O Brasil-acima-de-tudo precisa de líderes desse coturno...