domingo, 12 de janeiro de 2020

Racismo e assédio da mídia explicam "asilo" do casal Harry e Meghan Markle no Canadá.

Ao anunciar que deixa de representar a Família Real em protocolos e vai trabalhar para viver, dispensando o subsídio público e as mordomias que sustentam os royals, o casal Harry e Meghan expôs a mídia britânica a novos episódios de racismo.

Megan Markle, na BBC, é apresentada
como "barraqueira". Reprodução 

Pela segunda vez, a BBC é acusada por caricaturar com estereótipos um personagem que representa a americana. No programa Meghan Markle’s Royal Spark, da emissora, ela aparece como uma "barraqueira" que usa linguagem grosseira. Antes, a BBC comparou o recém-nascido herdeiro Archie, a um chimpanzé.

Os tabloides ingleses, principalmente, estão caindo de pau em Harry e Meghan e assumindo a versão de "desrespeito" com a rainha e "traição".
As primeiras análises demonstram que ao decidir pelo afastamento - que as redes sociais apelidaram de Megxit - o casal aponta como motivo precisamente essas duas questões: o racismo e o assédio da imprensa.

Harry carrega o trauma da vida e morte de Diana, sempre perseguida por paparazzi. Meghan admite que não suporta mais as agressões racistas. Eles esperam que ao abdicar da realeza possam criar o filho no Canadá longe do assédio dos tabloides e da intolerância racial. Na prática, optaram por um "asilo" que esperam seja protetor.

3 comentários:

Ludmila disse...

O casal tem todo o direito de organizar sua própria vida. A Inglaterra já tem oposição crescente aos gastos da família real. Eles querem se desvincular dessa mordomia que não faz mais sentido hoje. Que sejam felizes.

Maura disse...

Eles já batizaram o filho há pouco tempo em cerimônia plebeia, era um sinal de que iam abrir mão do papel cenográfico sustentado pelos impostos do ingleses e procurar vida independente.
Meghan Markle é um grande exemplo de mulher.

Corrêa disse...

O casal tá dando é uma lição de moral nas monarquias europeias que vivem de dinheiro público e se envolvem em escândalos toda hora, inclusive de corrupção como é o caso de recente da Espanha.