sábado, 18 de janeiro de 2020

O mecanismo nazistoide

Nos últimos anos, setores da direita no Brasil têm demonstrado uma certa nostalgia do nazismo. A teoria do "domínio do fato", por exemplo, instrumento autoritário amplamente utilizado em tempos recentes, tem origem nos gabinetes hitleristas. A volta dos integralistas que emulavam o fascismo é outro sinal. O discurso de Roberto Alvim, secretário da Cultura, não surpreende. Até o cenário e a trilha sonora wagneriana do pronunciamento denotam a inspiração que a frase emprestada por Joseph Goebbels explicitou. O secretário deve ter perdido horas montando o seu pequeno palanque, como se criasse sua Odeonsplatz privê. A foto, a cruz, a bandeira, a expressão triunfante. Não foi por falta de aviso, ele mesmo anunciou ao chegar ao cargo que montaria uma "máquina de guerra".
Alvim não está sozinho, cumpria ordens e seguia orientação difundida em vários setores do atual governo. Sua demissão não muda a essência das políticas da divisão Panzer que asfixia a cultura. O secretário, aliás, depois de inicialmente prestigiado após a frase nazista - na verdade, Goebbels assinaria o discurso todo, se voltasse como um zumbi dos anos 30 - só foi demitido em função das reações do Congresso, das redes sociais e das entidades judaicas. No exterior, a fala de Alvim se soma às demais demonstrações da dobradinha neofascismo+neoliberalismo, do desprezo às questões sociais ambientais, à perseguição aos índios e invasão das suas reservas, à supressão de direitos, a censura, o estímulo à intolerância e ao fundamentalismo. Alvim foi despachado, mas as nomeações que deixou à sua imagem e semelhança permanecem como uma ameaça à cultura, à democracia e à liberdade. Ele era apenas uma peça substituível, o mecanismo não foi afetado. O governo brasileiro até se orgulha de fazer parte de um novo eixo de países com ideias muito semelhantes àquelas que o pequeno palanque da Secretaria da Cultura divulgou para o mundo.

2 comentários:

Corrêa disse...

Nem vou dizer que a máscara caiu porque essa máscara já foi anunciada há muito tempo.

Prof. Honor disse...

A chamada classe artística parece "inocente". Estão achando que com Regina Duarte ou qualqeur outro nome assumindo a cultura as orientações de extrema direita vão mudar. caiam na real, temos um regime neofascista que usa todos os instrumentos para impor. A cultura tem que resistir. Ver com "otimismo" é o sentimento ingênuo que parte da Alemanha teve nos anos 30 e deu no que deu.