quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Impostos-fantasia: a nova criação do governo para 2020...

Parece, mas não é piada. Até porque vai doer no bolso de muitos brasileiros. O governo Bolsonaro-Paulo Guedes extrapola na imaginação e agora cria impostos-fantasia.

Explica-se: a dupla que governa o Brasil decretou que os bancos podem cobrar uma taxa sobre o limite do cheque especial. Ou seja, sobre aquele valor que oferecem em tese ao cliente e que este nem sempre usa ou, em alguns casos, de reserva mais alta, nunca usam.

O outro imposto-fantasia é sobre o sol. Depois de, nos últimos anos, em razão de políticas de incentivo às energias renováveis, propagar o uso da energia solar,  o governo resolveu agora taxar o astro-rei. Na prática, os citados presidente e ministro   consideram que o sol é uma estatal ou um serviço público ao qual o usuário deve remunerar.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Essa nova taxa que os bancos criaram sobre os cheques especiais, foi há dias noticiada pelos jornais e por achar tão absurda que esperava uma reação contra do governo, proibindo essa nova taxa bancária, que deve corresponder a 0,25 centavos por x de valor. Mas, pelo que vejo, os governos brasileiros compactuam com essa ditadura bancária no sistema econômico e nada fazem, e deve haver algum motivo muito forte para essa aceitação discriminatória do sistema bancário. É muito triste e o que vemos são idosos morrendo nos corredores dos hospitais por falta de atendimento. Num pais decente, jamais aconteceria essa falência do sistema da Saúde e sem falar na Educação. Isso não poderia acontecer nunca