quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

100 anos da Lei Seca. A original, não a das blitzes contra bebuns no trânsito

A Lei Seca foi aprovada em 1919 e começou a vigorar em 1920.


Em 1933, o democrata Franklin D. Roosevelt derrubou a proibição e os sobrinhos do Tio Sam encheram a cara
sem medo de serem felizes. Argumento para revogar a  lei: criar mais empregos.

por  Flávio Sépia

Lei Seca nos EUA entrou em vigor em 1920. Até ser revogada em 1933 pelo democrata Franklin D. Roosevelt, a Prohibition Era, como era conhecida, vetou a fabricação, venda e transporte de bebidas alcoólicas. Empresários achavam que a bebida prejudicava a produtividade dos operários, fazendeiros diziam que os negros eram propensos ao vício e religiosos pregavam que a bíblia condenava drinques, embora Jesus tenha produzido vinho durantes as bodas de Caná.

De inspiração religiosa, racista ou capitalista, a medida pretendia moralizar o país, mas teve efeitos contrários: aumentou os índices de embriaguez, corrupção e criminalidade. Fabricar uísque em destilarias clandestinas ou contrabandear bebidas do Canadá, Europa e Cuba tornou-se lucrativo ramo de negócios com o aparecimento de poderosas organizações criminosas, como a do CEO Al Capone.

Curiosamente, em vários estados americanos a Lei Seca não acabou e persistem restrições parciais a bebidas alcoólicas. Algumas localidade ainda proíbem totalmente biritas de qualquer tipo.

Só décadas depois do fim da Lei Seca documentos oficiais revelaram um aspecto cruel e macabro da proibição. Ocorreram muitas mortes por ingestão de bebida durante o período. Tais casos eram atribuídos à má qualidade de bebidas eventualmente produzidas em alambiques precários, o que de fato ocorria. Os Estados Unidos continuaram fabricando álcool industrial indispensável a vários produtos. Logo o crime organizado passou a usar clandestinamente parte dessa produção legal. Para combater o desvio, as autoridades mandaram contaminar o álcool industrial com venenos para impossibilitar que fosse utilizado para a fabricação de uísque barato. As consequências foram trágicas: milhares de consumidores, a maioria pobres, foram mortos ou ficaram cegos ou com lesões permanentes no fígado.

Apenas para encerrar o comentário: é simbólico que 100 anos depois da Lei Seca o ministro Paulo Guedes acene com a criação no Brasil do "imposto do pecado" sobre bebidas e cigarros. Uma espécie de "lei seca fiscal" desses tempos neoliberais e neopentecostais que se inspiram de preferência no pior passado.

Provavelmente, a "lei seca fiscal" do Guedes, se vier, vai criar mais um mercado clandestino no Brasil. Os Al Capones nós já temos.

Nenhum comentário: