quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Em 2020, a falência da Bloch Editores completa 20 anos. Ex-funcionários pedem justiça


O ano que vem será especialmente marcante para os ex-funcionários da Manchete: 2020, mais precisamente em agosto, sinalizará os 20 anos da falência da Bloch Editores.

O drama que se instalou no dia 2 daquele mês é passado, permanece na memória de todos, mas o que importa agora é o presente.

A Massa Falida da Bloch Editores pagou os chamados valores principais da maioria das indenizações, mas há cerca de quatro anos parou de quitar parcelas da correção monetária devida aos ex-funcionários. Muitos haviam feito acordos e concordado em reduzir pretensões em troca de receber em prazo mais curto o total das suas indenizações. Apesar desse compromisso, tais pagamentos foram intempestivamente interrompidos por um antigo síndico da Massa Falida da Bloch, que já deixou o cargo.

Para os trabalhadores da extinta editora, 2020 será, na verdade, 2000+20. Vinte anos de luta.

Ao longo do ano, uma série de ações serão propostas pela Comissão dos Ex-Empregados da Bloch, liderada pelo seu presidente, José Carlos Jesus. Como parte de um esforço para sensibilizar as autoridades, a CEEBE pretende realizar uma manifestação pública, além de manter o diálogo, apresentar reivindicações junto aos administradores da Massa Falida da Bloch Editores e fazer um esforço para divulgar a longa luta dos ex-funcionários.

A arte da camiseta acima, enviada ao blog por José Carlos Jesus, será uma das peças da campanha que pedirá a retomada do pagamento da correção monetária em atraso, e já é divulgada em redes sociais.

A CEEBE pede a cada um dos ex-funcionários da Bloch e aos jornalistas em geral que apoiam a campanha que compartilhem a imagem da camiseta. E envia os votos de um Ano Novo mais justo para todos.

"E que, mais uma vez, estejamos juntos nessa luta de 20 anos. Unidos, conseguimos  algumas
vitórias e garantimos parte dos nossos direitos. E só unidos alcançaremos outras conquistas", conclui José Carlos.

2 comentários:

Luíza disse...

São muitas falências que se arrastam por anos e anos deixando os seus empregados passando dificuldades. Que grande injustiça!

J.A.Barros disse...

Além do protesto realizado em uma camisa, temos que reconhecer o belo trabalho de arte feito por este designer gráfico