O terrorismo religioso avança no Brasil. Já são numerosos os casos de terreiros de umbanda e candomblé atacados pelo braço armado do fundamentalismo, os chamados "traficantes bíblia". Não faz muito tempo, terroristas lançaram uma bomba incendiária contra um centro espírita do Humaitá, no Rio de Janeiro. Na madrugada de ontem, no mesmo bairro, pelo menos três pessoas atacaram a sede do grupo humorístico do Porta dos Fundos. O comando, que incluía uma camionete e um motocicleta, lançou coquetéis molotov que deram início um incêndio. Um segurança de plantão no prédio agiu rápido para conter as chamas. A ação foi filmada por câmeras e a polícia investiga a autoria do atentado. O ato terrorista foi uma represália à exibição pela Netflix do especial do Porta dos Fundos, "A Primeira Tentação de Cristo". O programa é uma sátira, ironiza costumes a a forma como figuras bíblicas são usadas para legitimar preconceitos e intolerâncias atuais. É humor e dá o que pensar.
O ataque à sede do Porta dos Fundos repercute internacionalmente. O jornal britânico Daily Mail publicou uma matéria sobre um campanha de bolsões de fanáticos contra o especial e o site Time24News relata o ataque incendiário. A Netflix se manifestou: "Valorizamos a liberdade artística e o humor por meio da sátira nos mais diversos temas culturais da nossa sociedade e acreditamos que a liberdade de expressão é uma construção essencial para um país democrático". E o Porta dos Fundos divulgou uma nota: "Na madrugada do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a sede do Porta dos Fundos foi vítima de um atentado. Foram atirados coquetéis molotov contra nosso edifício. Um dos seguranças conseguiu controlar o princípio de incêndio e não houve feridos apesar da ação ter colocado em risco várias vidas inocentes na empresa e na rua. O Porta dos Fundos condena qualquer ato de violência e, por isso, já disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para as autoridades, para o Secretário de Segurança e espera que os responsáveis pelos ataques sejam encontrados e punidos. Contudo, nossa prioridade, neste momento, é a segurança de toda a equipe que trabalha conosco. Assim que tivermos mai detalhes, voltaremos a nos manifestar. Mas, por enquanto, adiantamos que seguiremos em frente, mais unidos, mais fortes, mais inspirados e confiantes que o país sobreviverá a essa tormenta de ódio e o amor prevalecerá junto com a liberdade de expressão".
ATUALIZAÇÃO em 26/12/2019 - Ontem mesmo passou a circular nas redes sociais um vídeo em que mascarados assumem a autoria do atentado contra o Porta dos Fundos. Nele, os supostos terroristas se declaram da tropa de choque do Integralismo, movimento político católico que surgiu no Brasil nos anos 1930 e tentou emular aqui uma espécie de nazismo tropical. Os criminosos assinam como do " Comando de Insurgência Popular Nacionalista, da Família Integralista Brasileira” e demonstram a inspiração religiosa do crime. “O Brasil foi fundado sob a cruz de Cristo e é Cristo a única solução para os problemas do Brasil”, declaram no vídeo.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Como sempre, é a impunidade que faz aumentar o número de casos de terrorismo por motivos religiosos.
Postar um comentário