domingo, 29 de dezembro de 2019

Antonio Guerreiro (1947-2019): para sempre entre estrelas

Antonio Guerreiro no seus estúdio no Catete. Foto Manchete/Reprodução

E na Adega Pérola, em Copacabana, saboreando tapas. Foto Daniella Dacorso/Reprodução Manchete

A beleza de Sônia Braga...

...segundo Antonio Guerreiro. Reprodução Manchete

Antonio Guerreiro começou a se destacar como fotógrafo no Correio da Manha. Em dupla com o colunista Daniel Más, ilustrava uma página com personagens da cidade no fim dos anos 1960.

Mas foi o seu trabalho na revista Setenta, da Abril, que chamou a atenção de Justino Martins e Adolpho Bloch. A Setenta durou pouco e deixou como marcas o talento e o bom gosto de Guerreiro ao fotografar moda, o que lhe rendeu um convite para ser correspondente da Manchete em Paris.

Foram dois anos de matérias variadas. Ele não apenas cobriu os principais desfiles da Europa, como fotografou atrizes, festivais e personalidades que eram entrevistadas pela revista.

Após a temporada em Paris, Guerreiro voltou para o Brasil, montou seu estúdio, mas jamais rompeu o vínculo com a Manchete. Tornou-se um colaborador assíduo da revista, principalmente nos anos 1980, quando assinou dezenas de capas.

Suas lentes registraram a beleza de Sônia Braga, Sandra Brea, Bruna Lombardi, Claudia Ohana, Vera Fisher, Luíza Brunet e Luma de Oliveira, entre tantas outras modelos e atrizes.

Antonio Guerreiro morreu ontem, no Rio. Deixa no seu acervo as estrelas da cidade que amou e da qual ele próprio foi um personagem.

Um comentário:

Viegas disse...

Grande fotógrafo e o espanhol mais carioca que já existiu. Fará falta ao jeito de ser do Rio que está em risco.