domingo, 8 de dezembro de 2019

Fotografia: a garota da Playboy que virou musa do processamento de imagens

A foto de Lenna Sorderberg, de Dwigth Hooker, da Playboy, com o corte que virou referência da tecnologia de processamento. 

Lenna Söderberg tinha apenas 21 anos quando posou para a página central da edição de novembro de 1972 da Playboy americana. O fotógrafo Dwight Hooker encantou-se pelo corpo espetacular e pelos olhos da jovem sueca, que pensava apenas em ganhar alguns trocados para sobreviver em Nova York.

O que a bela Soderberg não esperava era que sua foto virasse um ícone mundial da tecnologia.

A foto original da Playboy.
Em 1973, pesquisadores do Instituto de Processamento de Sinais e Imagens da USC (University of Southern California) buscavam uma imagem de referência para testes de um algoritmo de compressão e processamento de fotos, projeto que acabaria lançando as bases para os padrões JPEG e MPEG. Os engenheiros usaram a reprodução do poster de uma Playboy que encontraram no armário de um dos auxiliares da equipe.

Segundo matéria do site Medium, a imagem tinha que ser de um rosto humano. "O equipamento de digitalização de fotos no laboratório na época tinha uma resolução máxima de 512x512 e só podia digitalizar 100 pixels por polegada. Assim, os engenheiros acabaram escolhendo o seguinte corte da imagem a ser usada no papel", informa o Medium.

O rosto de Lenna Sorderberg em vários exercícios de compressão. Reprodução
A partir daí, o rosto de Lenna Soderberg entrou definitivamente para o mundo do processamento de imagens como exemplo de vários estágios de compressão. A Playboy concordou com o uso da foto desde que fosse apenas para fins de pesquisa.

Lenna, hoje.
Reprodução 
Lenna Soderberg não se tornou uma üuber model, mas virou celebridade da tecnologia. Coisa que ela só descobriu quase 30 anos depois.

Atualmente, aos 70 anos, mora na Suécia e é frequentemente convidada para participar de conferências internacionais, além de ser a eterna musa dos nerds do processamento de imagens.

Recentemente foi lançado do Estados Unidos um documentário sobre a história e as circunstâncias da foto mais famosa da tecnologia de imagens. Trata-se de “Losing Lenna”, que pode ser visto no Facebook Watch.


2 comentários:

J.A.Barros disse...

Mas, esta senhora, pela foto de anos trás, possuía um "derrière "de fazer inveja às nossas modelos de hoje, que exibem minguados "derrières" Amigos, olhem essa foto de alguns anos, com mais atenção, e me darão razão.

Anônimo disse...

Caso muito interessante