quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Há 19 anos, a falência da Bloch Editores. O dia que nunca terminou...

Há 19 anos, um vendaval varreu a Bloch. Foto:bqvManchete.

Essa foto sintetiza o drama que os funcionários da Bloch Editores viveram no dia 1° de agosto de 2000. Papeis soltos no chão, pastas sobre a mesa, ordens de serviço que jamais seriam cumpridas.

Um aviso colado na porta principal do Edifício Manchete foi a trombeta silenciosa que anunciou a falência. Em poucas linhas, decretava o 'game over' da empresa e abria um vazio nas vidas de milhares de profissionais.

Carlos Heitor Cony recordou certa vez o clima de tragédia da rendição do prédio. Contou que na sua sala, antigo gabinete do Juscelino e do Dr. Alberto Sabin, que a ocuparam durante anos, havia seguranças e oficiais de justiça. Luzes apagadas, um lampião aceso que mal dava para iluminar o caminho, era impossível retirar as coisas pessoais. O jornalista e escritor desceu as escadas no escuro, um oficial de justiça a iluminar o caminho com uma lanterna. Cony escreveu que sentia-se amortecido, "sem acreditar que tudo aquilo acabou".

E esse era o sentimento comum a todos que deixaram às pressas o lugar ao qual suas vidas profissionais se ligaram por anos e décadas. A Bloch acabou, mas a Massa Falida da Bloch Editores, não. Ainda há um número reduzido de processos trabalhistas inconclusos. Embora a maioria dos ex-funcionários tenha recebido os valores de indenizações, são credores da correção monetária correspondente. Muitos fecharam acordos desfavoráveis na esperança de receberem mais rápido o total dos seus direitos. Há até quatro anos atrás a Massa Falida pagou três parcelas dessas indenizações. Surpreendentemente, tais pagamentos foram suspensos por decisão intempestiva de um antigo síndico. A Manchete possuía bens que garantiam parte dos pagamentos trabalhistas, prioritários segundo a lei. Mas além do tempo que costumam demandar, massas falidas têm uma característica: elas devoram os próprios patrimônios em custos legais e administrativos. Por isso, a cada dia que passa cresce o risco e se estreita a perspectiva de quitação final dos créditos trabalhistas.

Depois do drama, a longa e injusta espera.

Aqueles instantes dramáticos de 1° de agosto parecem fazer parte de um dia que nunca terminou.     

6 comentários:

J.A.Barros disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Isso ai..os ex funcionários da bloch nao vao receber mas essa indenização.teriamos que fazer uma manifestação como da outra vez..muito descaso com o trabalhador...

J.A.Barros disse...

Isso não é verdade. Os ex–funcionários da Bloch vão receber sim os seus créditos trabalhistas e o que resta das Correções Monetárias.

Anônimo disse...

Não tenha tanta certeza, J.A.Barros, tem gente que não recebeu nada e ninguém garante que vai sair correção monetária. digo isso porque sou ex-funcionario e meu advogado ligou pra justiça.

Anônimo disse...

Tbm acredito q vamos receber a correção até Janeiro/20.

roberto luz disse...

roberto luz fotografo da revista manchete e da presidencia Dia horrivel sabia que nao existia mais ordem de servico e mesmo assim estava para entrar e comecar mais um dia OS oficiais de justica tomaram a nova e tenebrosa verdade