sexta-feira, 31 de março de 2017

Eleições 2018: comece a escolher seu candidato

por Niko Bolontrin 
Dizem os comentaristas que o "quadro" das eleições de 2018 está "indefinido". Bom, quase toda eleição, antes da abertura das urnas, é teoricamente indefinida. Nos Estados Unidos e aqui, acharam que Hillary Clinton já havia "definido" Trump no canto do ringue e deu no que deu.

O que já dá para dizer é que o Brasil poderá ter clones de Donald Trump, expoentes da direita e celebridades das Justiça na corrida eleitoral do ano que vem. Com Lula no exílio em Curitiba a partir de maio, segundo power point que circula nas redações, é difícil apontar favorito, mas você já pode começar a pensar no seu voto. .

Políticos que têm suas notoriedades atreladas a elementos de fácil identificação para os eleitores costumam ir aos cartórios e acrescentar aos próprios nomes a circunstância ou o local que, imaginam, facilitará suas identificações na boca da urna. Alguns "famosos" são cogitados ou já se lançam como presidenciáveis. Certamente, vão incorporar aos nomes que aparecerão na maquininha de votação as referências que os tornaram conhecidos, tipo Dudu do Posto, Zezinho da Zona, Maria da Bíblia, Cazuza do Lixão, Vavá da Boca e Expedito da Rifa.

Em 2018, devem vir aí, no quesito "apresentador de televisão", tal qual o americano âncora do The Apprentice, João Doria e Luciano Huck. Provavelmente vão subir no palanque como João "Caça-Grafite" Doria" - e Luciano "Caldeirão" Huck, pode ser também Luciano "Tiazinha e Feiticeira" Huck ou Luciano "Vou de Táxi" Huck. E Doria, que imita o estilo Trump, poderá optar por João "Make Brazil Great Again" Doria.

Os dois terão terão como concorrentes Jair "Doi-Codi" Bolsonaro, Sérgio "Condução Coercitiva" Moro e Joaquim "Mensalão" Barbosa ou Joaquim "Domínio do Fato" Barbosa. Devem se apresentar também Eduardo "Ciclovia" Paes, Aécio "Cidade Administrativa" Neves, Geraldo "Metrô" Alkmin e Henrique "FMI" Meirelles.

Nome igualmente citado é o da Carmen Lúcia, do STF. Seria Carmen "Cala-boca já morreu" Lúcia. Disputaria com outra mulher, Marina "Cadê?" Silva ou Marina "Agora é Aécio" Silva em oposição a Ciro "Recebo a turma dele a bala" Gomes. De última hora, podem vir aí Edir "Lista da Forbes" Macedo e Kim "Irmãos Koch" Kataguiri. E não desprezem as articulações para a candidatura de Temer. Seus assessores estão na dúvida se ele dever vir identificado pelas suas maiores bandeiras - Michel "Terceirização" Temer ou Michel "Fim da Previdência" Temer. Há também quem ache que ele homenageará amigos: "Michel "Eduardo Cunha" Temer ou Michel "Eliseu Padilha" Temer.

Se eleito, Temer pretende terceirizar o cargo para Moreira Franco, é o que dizem.

Vai, Brasil! Vai pra...

3 comentários:

Ebert disse...

Vou embora pro Haiti

Wedner disse...

Como botou o Collor a mídia vai botar o Diria presidente.

J.A.Barros disse...

Só apelida aqueles políticos da direita, vamos assim chama-l0s. e os da esquerda "progressistas " , não serão batizados? José Ladrão Dirceu:; josé safado Genoíno; Lula Não sabia de Nada; Ruy Cínico Falcão; Gleisy mulher de ladrão Campos. Os apelidos dos políticos da esquerda são piores que os da direita, porque são estigmatizados com o crime de lavagem de dinheiro, fraudes, desvios de verbas do governo, recebimentos de propinas enfim todos os crimes previstos no Código Penal e Civil Brasileiro, todos passíveis de condenação e prisão