terça-feira, 7 de março de 2017

O Cristo-Oxalá da Mangueira vetado na avenida poderá ser visto em exposição


Na foto de Sofia Mentens/Riotur, o Cristo da Mangueira.
Do outro lado da imagem, Oxalá. 



por Ed Sá

Não sei o que  é pior. O evangélico prefeito, nessa ordem, Marcelo Crivela, dando um show de falta de educação ao deixar as pessoas esperando horas e não aparecer para abrir o Carnaval ou a igreja católica mais uma vez interferir em uma escola de samba. Nos dois casos, sinais de pós-verdade. Crivela poderia ter tido a coragem de admitir claramente que sua sigla fundamentalista não permite aproximação com a maior festa da cidade. Preferiu praticar um enrolação de proporções bíblicas.

A cúpula católica nega ter proibido o Cristo-Oxalá da Mangueira e fala apenas em "negociação". Em outro famoso episódio de censura religiosa - o Cristo proibido, da Beija Flor - o carnavalesco de Joãozinho Trinta foi menos submisso e fez o seu protesto contra a interferência na sua arte.

Se a atitude de Crivela é irrecuperável, o Oxalá-Cristo poderá ser visto em exposição no Paço Imperial, segundo a coluna Gente Boa, do Globo. As peças do enredo "Só com a Ajuda dos Santos", da verde e rosa, farão parte de uma mostra em data ainda a ser marcada. A não ser que os católicos encrenquem de novo. Aí, melhor apelar para o Papa Francisco que é menos linha-dura e respeita a religiosidade dos outros.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

O Poder temporal e o Poder espiritual foram separados há muitos anos e não podem se confundir nos tempos modernos. A religião é uma coisa a e o Estado é outra bem diferente. Esse é o perigo de se eleger um homem religioso ao extremo para assumir posições políticas de poder.

Corrêa disse...

Existe uma disciplina chamada "psicologia cristã" criada só para tratar desequilibrados fundamentalistas.