quinta-feira, 23 de março de 2017

Autor do atentado contra Ronald Reagan é fotografado em liberdade

Reprodução Daily Mail
por Jean-Paul Lagarride 

Um homem de 61 anos sai de uma lanchonete Subway. Rechonchudo, de boné de beisebol, se encaminha para um carro. As fotos foram feitas por um paparazzo - Jae Donnely - no subúrbio de Williamsburg, Virgínia, nos Estados Unidos, e publicadas no Daily Mail, hoje. O homem é John Hinkley Jr.
Em 30 de março de 1981, com 25 anos, ele tentou matar o então presidente Ronald Reagan, em Washington. Pouco mais de um ano depois, um júri o inocentou por ser mentalmente incapaz e o enviou para um hospital psiquiátrico.

Há alguns meses, Hinkley - que disse ter praticado o atentado para impressionar a atriz Jodie Foster, após vê-la em 15 sessões do filme Taxi Driver - deixou o hospital, livre e declarado reabilitado. Ele vive com a mãe, de 91 anos, toma fortes remédios para depressão e psicose, mas apesar disso dirige uma Toyota e circula normalmente pela cidade. A Justiça o liberou sob várias restrições, entre as quais ter que morar com a mãe, não viajar, navegar na internet mas sem ver pornografia, não pode ter contato com Jodie Foster nem com membros da família Reagan, não pode ter Facebook, Twitter ou qualquer outra página em rede social. No começo da semana, a New York Magazine mostrou John Hinkley Jr em outra lanchonete, Burger King, também degustando um sanduíche e saindo de um shopping.


O brasileiro Sebastião Salgado, que aparece na foto menor e, no círculo, atrás da limousine de Reagan, foi um dos fotógrafos que registrou o atentado. Ele estava em Washington para fazer uma matéria sobre 100 dias do governo de Reagan, como contou ao repórter Tarlis Batista, da Manchete. Abaixo, mais cenas do atentado assinadas por Salgado. 

Reprodução Manchete


Um comentário:

Luciana disse...

O cara não parece nada pirado.