domingo, 27 de setembro de 2015

Pelé, 75 anos: craque é tema de exposição na Halcyon Gallery, em Londres. Uma das fotos é da Manchete




Ontem, em Londres, a Halcyon Gallery, na Bond Street, abriu a exposição Art, Life, Football, que comemora os 75 anos de Pelé e a sua vida esportiva. Um dos destaques é a pintura original de Warhol (em 1977, Andy Warhol criou a série  'Atletas', composta por dez retratos de heróis do esporte). Na época, o artista pop disse que todos seriam famosos por 15 minutos, "mas a fama de Pelé vai durar 15 séculos". A mostra da Halcyon inclui fotografias (uma delas da Manchete), pinturas originais, esculturas e gravuras de edição limitada por 13 artistas, incluindo Andy Warhol, Lorenzo Quinn, Mitch Griffiths, Ernesto Canovas, Santiago Montoya, Ronnie Wood, Russell Young, Raphael Mazzucco e Stuart McAlpine Miller. Troféus, como a réplica da Jules Rimet, medalhas, objetos - a "memorabilia icônica" de Pelé, segundo a galeria - fazem parte da exposição, que ficará aberta até 18 de outubro. 
VEJA NO SITE DA HALCYON, CLIQUE AQUI



VEJA UM VÍDEO SOBRE A MOSTRA, CLIQUE AQUI
No vídeo da exposição, uma foto de Pelé na Copa de 1970, da histórica cobertura dos fotógrafos Orlando Abrunhosa e Jáder Neves para Manchete e Fatos&Fotos. 


BBC BRASIL PUBLICA MATÉRIA SOBRE A EXPOSIÇÃO, CLIQUE AQUI

2 comentários:

Marques disse...

Pelé não é apenas uma das pessoas mais conhecidas no mundo mas é talvez a que mais tempo se mantém famoso, requisitado. Merece. Vida longa para o maior craque de todos os tempos. Quero ver Messi, CR7, Neymar, Maradona daqui a 50 anos

Wedner disse...

Esse fez bem em nunca se meter a dirigente de futebol ou se ligar à CBF. Lembrem que Pelé, há mais de 10 anos, chegou a ser excluido por dirigentes, Havelange inclusive, de solenidades da Fifa. Só depois de muitas pressões de outros países e até de patrocinador, a Fifa voltou a convidar Pelé para eventos especiais que reunião de antigos ídolos. Também foi excluido da Globo. Será que houve pressão de uns e outros poderosos do passado recente?