domingo, 20 de setembro de 2015

L'Espresso, 60 anos: revista italiana faz retrospectiva histórica


"Quem era a garota corajosa colocada na cruz"? É a pergunta que abre o texto da edição comemorativa da "Espresso". A capa em questão foi mesmo uma das mais polêmicas da revista e chocou as tradições católicas da Itália em 19 de janeiro de 1975.
O Vaticano insurgiu-se contra o direito das mulheres de escapar do aborto ilegal, de não ter que cometer um crime e ver reconhecida a soberania sobre seus próprios corpos. Uma batalha, a propósito, ainda travada pela sociedade brasileira contra facções fundamentalistas-fanáticas do país. A famosa foto da capa da Espresso foi feita pelo fotógrafo Dante Vacchi. Três anos depois, impulsionada por uma grande campanha, a Itália legalizou o aborto.
Há outros momentos memoráveis na história de uma revista que teve entre seus colaboradores Umberto Eco, Pier Paolo Pasolini, André Glucksmann e Eric Hobsbawm. Basta dizer que quem fez a cobertura da missão Apollo 11, deslocando-se até Houston, foi o romancista Alberto Moravia. Quem tiver a sorte de visitar Roma por esses dias, pode ver uma completa exposição do acervo da Espresso. A mostra ocupará salas do complexo Vittoriano e estará aberta a partir de 2 de outubro.
Veja um vídeo sobre a trajetória da Espresso, clique AQUI

Nenhum comentário: