terça-feira, 29 de setembro de 2015

Deu no blog do Juca Kfouri: polêmica no Comitê Olímpico do Brasil

Reprodução

(do blog do Juca Kfouri)
"O “Blog de Daniel Brito”, aqui no UOL, contou ontem uma história que honra uma intelectual e desonra uma cartola. A intelectual, Katia Rubio, depois de mais de uma década de pesquisas, gravou e publicou uma obra monumental sobre todos os brasileiros que participaram, como atletas, de Olimpíadas. Brito, é claro, deu o nome da pesquisadora, mas não a de quem tentou fraudar a obra dela, porque, provavelmente, a própria autora, constrangida, não autorizou.
A história está AQUI, como Brito, com brilho, a publicou. O nome de quem falsificou a história é Cristiane Paquelet (foto), uma ex-nadadora do Fluminense que depôs como se tivesse participado da Olimpíada de Munique, em 1972, para indignação das nadadoras que, de fato, foram aos Jogos na Alemanha e tiveram suas histórias, de certa forma, furtadas pela farsa. Seria apenas um caso para os consultórios de psicologia não fosse o fato de a museóloga  Paquelet ser simplesmente Diretora Cultural do Comitê Olímpico Brasileiro, em tese uma guardiã de nossa memória olímpica, com sala ao lado de Carlos Nuzman, o cartola que preside o COB e o Rio-16".

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO BLOG DO JUCA KFOURI, CLIQUE AQUI



ATUALIZAÇÃO DO BQVMANCHETE -
De fato, como se pode ver na reprodução de um quadro (ao lado) com os nomes das atletas da natação publicado no livro "Sonho e Conquista", do COB, não há uma "Cristiane Paquelet" entre as integrantes da delegação brasileira para os Jogos de Munique, em 1972..



Nenhum comentário: