quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Carros inteligentes, hackers idem. Teste da revista Wired mostra que invasores podem controlar à distância os sistemas de direção dos veículos autônomos...

Hackers invadem sistemas e desviam rota de carro inteligente. Reprodução da Wired (vídeo em link abaixo)
Carros inteligentes já estão no radar dos consumidores. Várias fábricas desenvolvem veículos que poderão trafegar com segurança e sem motoristas. Mas há questões técnicas e dispositivos legais a resolver. A revista especializada Wired fez recentemente um teste mostrando que veículos inteligentes podem ter seus sistemas de operação e direção invadidos por "hackers", através de uma simples conexão de internet. Isso significa que o "invasor" terá acesso a freios, direção e acelerador e poderá levar o carro para um destino diferente do que o seu condutor programou.
Em geral, os legisladores de todos os países andam bastante atrasados em relação à inovações da Internet. Daí, os conflitos que surgem em torno de aplicativos como Uber (bombardeado pelo lobby de empresas de táxi), Netflix (sob pressão, em vários países, por parte dos carteis de TV aberta e pagos), sistemas de hospedagem de viajantes em apartamentos particulares (estes, sob ameaças da indústria hoteleira). Em vez de admiti-los, já que a curto prazo são inovações irresistíveis, tentam proibi-los.
No caso dos carros inteligentes, a vulnerabilidade também tem potencial para gerar conflitos entre usuários e "hackers'. Só há poucos dias, um senador americano apresentou um projeto sobre normas de segurança pública e exigência de defesa digital para veículos autônomos. No teste da Wired, hackers posicionados a 15km de distância assumiram o controle de um carro. Segundo a revista, ao lado da seriedade do experimento, houve até momentos de bom humor: os "hackers" ligaram o ar condicionado do carro na potência máxima, acionaram limpadores de para-brisas, travaram portas e mudaram estações de rádio. Foram bem no controle de freios, aceleradores e câmbio mas tiveram alguma dificuldade inicial em fazer girar a direção, falha que corrigiram ao longo do teste. A revista provou que a indústria terá que pensar seriamente em acabar com a virtual vulnerabilidade dos carros inteligentes.  Ou o usuário se programa para ir à casa da amante e vai acabar estacionando na frente da casa da sogra.
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