Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
sexta-feira, 10 de julho de 2015
Euro: cédulas falsas em circulação na Europa...
Se falta euro nos caixas eletrônicos da Grécia, sobram notas falsas na Europa. Segundo a revista Panorama, a polícia italiana revelou, ontem, que desmantelou uma quadrilha de falsificação de notas de euro baseada em Nápoles. As autoridade se surpreenderam com o alcance da rede e os números da circulação de notas falsas, estimados em quase 7 milhões de euros. As mais falsificadas são as de 20 e 50. A maioria, cerca de 97,5%, do dinheiro falso circula em países da área do euro. Apenas 2% foram encontradas em países europeus de fora da área do euro e 0,5% em outras partes do mundo. A quadrilha, da qual participava um juiz, falsificava também títulos da dívida pública. A polícia italiana informou que foram apreendidas notas falsas de euro em vários outros países (a Itália não é o foco principal dos falsários), com destaque para Estados Unidos, Austrália, Colômbia, Lituânia e cidades do Norte da África. A qualidade de impressão das notas é alta. Especialistas aconselham um procedimento aos usuários: verificar os relevos da nota, que a falsa não possui, examinar a cédula contra a luz para ver marca d'água, número e fio de segurança, e mover a nota olhando para a imagem do holograma (na parte da frente da nota, ele não se altera com o movimento, enquanto que visto no verso das cédulas de 5,10 e 20 euros mostra característica irisdicente (cores do arco-íris). Já nas notas de 50, 100, 200 e 500 euros o holograma muda de cor. Muitos comerciantes já estão usando dispositivos pára detectar a autenticidade ou não das notas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Turista brasileiro costuma ser presa fácil dos ladrões europeus. O que tem de brazuka com bolsa roubada em hotel, restaurante, aeroporto e no metrô é uma festa. Deslumbrados, os "coxinhas" dão mole acreditando que só tem ladrão n Brasil. Otários. Devem estar entubando nota de euro falsa até encher o rabo.
Postar um comentário