quarta-feira, 29 de julho de 2015

A prisão do pai do programa nuclear brasileiro

por Luís Nassif (do site GGN - O Brasil de  Todos os Brasil) 
Na operação Eletrobrás, a Lava Jato prendeu o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva. Seu nome apareceu na delação premiada de Danton Avancini, diretor da Camargo Correia, que lhe teria feito três pagamentos.
Ainda há que se esperar o processo final. Hoje em dia tem-se um grupo de procuradores e delegados avalizados por um juiz e, por um conjunto de circunstâncias históricas, donos do poder absoluto de levantar provas, julgar e condenar sem a possibilidade do contraditório, valendo-se de forma indiscriminada da parceria com grupos jornalísticos.
Em outros momentos, o uso indiscriminado de denúncias por jornais produziu grandes enganos e manipulações.
É possível que Othon seja culpado, é possível que não seja, pouco importa: desde hoje está na cadeia o pai do programa nuclear brasileiro.
O Brasil deve a Othon o maior feito de inovação da sua história moderna: o processo de enriquecimento de urânio através de ultra centrífugas. Foi um trabalho portentoso, que sobreviveu às crises do governo Sarney, ao desmonte da era Collor, aos problemas históricos de escassez de recursos, enfrentando boicotes externos, valendo-se de gambiarras eletrônicas para contornar a falta de acesso a componentes básicos, cuja exportação era vetada por países que já dominavam a tecnologia.  LEIA A MATÉRIA COMPLETA. CLIQUE AQUI

6 comentários:

J.A.Barros disse...

Quer o comentarista aliviar o crime do senhor vice-almiratne porque ele é considerado o pai do programa nuclear brasileiro. Sim ele é o gênio do programa nuclear brasileiro mas que se deixou ou não se corromper no princípio por 4,5 milhões, que agora já atingiram a casa dos 9,5 milhões de reais. O criador e cientista da Vacina Salk se deixou corromper? E Albert Einstein o gênio da matemática física se deixou corromper? Pode ser o pai do programa nuclear brasileiro e por isso o país vai deixá-lo impune pelo crime que cometeu? Me parece que o tempo em que se falava o agente público roubava mas realizava está se acabando senão já acabou. Algum dia o comentarista imaginou que o presidente da Odebrecht seria indiciado e denunciado por crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha? e hoje já é considerado réu desses crimes?
O tempos estão mudando para o bem e as cadeias brasileiras não estarão somente cheias de negros e pessoas de favelas. Os Colarinhos Brancos vão ocupar os espaços que ainda restam nas celas imundas do sistema prisional brasileiro.
Que o senhor Othon, mesmo como pai do programa nuclear, que aceitar suborno, seja ele qual for, é crime previsto nos
nossos códigos que regulam e penalizam o comportamento do homem na sociedade brasileira.

J.A.Barros disse...

Li a matéria e dou parabéns ao senhor, discutido nessa matéria, pelo currículo de sua vida profissional apresentado pelo autor. Realmente, pelo que é relatado, este senhor que é Vice-Almirante da Marinha brasileira é um homem notável pelo seu saber e pelo nível de inteligência demonstrado o que nos leva a pensar que temos um gênio da física nuclear nos quadros públicos brasileiros. Mas, diante de uma denúncia contra ele, num processo levantado pelas investigações do inquérito em andamento batizado de Lava Jato, este senhor é acusado por um dos delatores de receber propina no valor de 4.5 milhões de reais para FACILITAR contrato de obras na construção da Usina Nuclear 3 com uma das empreiteiras. Ora, até agora, todas as denúncias de delatores tem sido investigadas e comprovada. Li a matéria, que é um primor de elogios aos senhor em questão e li também os comentários que na minha opinião são todos de fundo ideológico mas a ideologia não existe para acobertar propinas e corrupção. Ideologia, pelo contrário do que entendo, ideologia tem um fundamento intelectual e heróico. Não vamos por favor, misturar ideologia com corrupção.

João Pedro disse...

É preciso ter cuidado com essas denúncias. Não é verdade que todas estão comprovadas. A maioria dos acusados nem conhece ainda as denúncias dos delatores. Acusações de qualquer jeito não são sinônimo de democracia. As apurações do MP já erraram até nomes de pessoas e fatos e tiveram que voltar atrás. Escutas ilegais, prisoes idem, há de tudo nessa sanha, o tal domínio do fato de origem nazista.
O acusado tem o direito de se defender mas a imprensa e o MP e a PF já condenam em público. O senador Romário acaba de desmoralizar a revista Veja que recebeu um papel dizendo que ele tinha conta na Suiça. Romário pegou um avião e foi lá comprovar. O banco atestou que a informação era falsa, não havia conta. A Veja com mau jornalismo de sempre não apurou e já jogou no ar a acusação irresponsável. Romário e o banco vão processar a revista irresponsável.
O artigo de Nassif não inocenta o citado, não cabe isso ao jornalista, nem acusa, já que o que a PF tem são "indícios". Apenas alerta para os métodos fascistas de uma "cruzada" contra a corrupção que aparenta ter métodos fascistas de que acusado é culpado e ele que se vire. Isso é inconstitucional. E ameaça todos nós. Outro dia um promotor do MP evangélico foi a uma igreja e fiz um discurso messianico defendendo praticamente o fogo do inferno para os acusados. Isso foi assustador. É assim na Arabia Saudita, no Irá e no Estado Islâmico que mistura religião com política e com justiça. Quando vão começar a cortar cabeças dos acusados?

J.A.Barros disse...

Há mais de dois anos recebi um email de um amigo que falava sobre a compra da Petrobras de uma refinaria na Califórnia e que essa refinaria tinha sido comprada pelos atuais donos por 40 milhões de dólares e estava vendendo a mesma à Petrobras a um preço que no fim ficaria em um bilhão de dólares. Na época não acreditei na informação. Afinal era apenas um email e que trazia a foto dessa mesma foto que vem sendo publicada nos jornais. Veio também um outro email que a Petrobras comprou no Japão e queria produzir 100 mi barris de petróleo por dia, mas por razões ambientais as leis do Japão só permitia que essa refinaria só poderia produzir 40 mil barris diários. Nessa ocasião a dona Dilma era a chefe da Casa civil do governo e exercia ao mesmo tempo a presidência do conselho Administrativo da Petrobras com um salário de 70 mil reais mensais. Como pode ver, nada vem acontecendo por acaso nessa investigaçãp da Lava Jato. Paulo Renato Jorge abriu o bico porque a sua família o obrigou a fazer a denúncia porque a sua família não queria que ele e ela - a sua família – pagasse o pato ou fosse o cristo dessa corrupção desvairada que tomou conta da Petrobras e por metástase se espalhasse pelas outras instituições governamentais. A Eletrobras está entrando no circuito assim como a Copa do Mundo com a construção bilionárias das "Arenas "de futebol.
Vocês sabem que todos os funcionários da Petrobras, mesmo aqueles que trabalham na sede na Avenida Chile no Rio de Janeiro ganham adicionais de risco de vida e insalubridade? Mas isso é apenas um detalhe e tudo o que aconteceu e vem acontecendo na Empresa de Petróleo brasileira, que dizem os "progressistas" das mesas de bares de Ipanema é do povo brasileiro Petrobras não tem nada de ideológico é DINHEIRO MESMO QUE ESTÁ SENDO ROUBADO.
O único ideológico comunista que tive conhecimento foi um alemão judeu que se chamava Karl Max, que era casado com uma cristã de nome Jenny e a essa religião se converteu. E teve um filho com a empregada de sua casa. O interessante que era muito amigo de um industrial inglês que o mantinha, porque Karl Max nunca trabalhou em sua vida.E foi esse industrial que acabou de escrever o livro O Capital porque autor do Manifesto Comunista morreu antes de terminar a sua obra que revolucionou o mundo.

Anônimo disse...

santa inocência acredita em tudo que lê

J.A.Barros disse...

O Senhor Anônimo é o dono da verdade, o que me causa perplexidade porque nem Jesus respondeu à Pilatos – quando à
Ele lhe foi perguntado – o que era a verdade.
Parabens Senhor Anônimo, o senhor, que se esconde no anonimato, se julga o dono da verdade.