terça-feira, 21 de maio de 2013

É hora de deixar o povo entender as leis feitas para ele


por Eli Halfoun
Até para a maioria dos advogados é difícil entender como funcionam as leis nesse país em que normas não são feitas para serem cumpridas. O chamado cidadão comum fica ainda mais confuso para compreender quais são os direitos e deveres que a lei concede. Leis costumam ter textos bastante complicados como digamos uma espécie de proteção dos juristas para estabelecer tudo em alguns confusos parágrafos. Como o cidadão não entende exatamente o que a lei realmente permite (ou não permite) significa que muitas vezes acaba caindo nas mãos de advogados que também não entendem quase nada de leis e por isso mesmo convencem clientes a entrar em processos que se sabe de antemão não darão em nada.
Ora, se as leis são feitas para proteger a população e, portanto, é fundamental que qualquer cidadão entenda a lei para melhor utilizá-la e assim parar de ser enganado e cair em golpes inescrupulosos, o que só acontece por total desinformação sobre a lei que nunca deixa claro o que é e não é permitido. Nesse caso a melhor solução seria sem dúvida simplificar as novas leis e também as antigas com um palavreado que o povo entenda.
Me parece que uma boa solução seria resumir todas as leis na base do “isso pode” e “isso não pode”. Só assim o povo entenderá o que em tese é feito para ele. Convenhamos que se souber o que pode e não pode o cidadão não será levado a cometer tantos erros e muito menos a ser enganado e ameaçado por advogados que utilizam a lei apenas como forma de faturamento. O que realmente não pode em hipótese alguma é a lei jogar contra aquele para o qual foi criado, ou seja, o povão. O país já é muito confuso para que continue tendo leis que não atingem seu objetivo principal em favor do cidadão. Ou será que as leis são criadas para que o cidadão se ferre mais ainda? (Eli Halfoun)

Nenhum comentário: