segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Em que astro te escondes, oh!, seleção brasileira de futebol?

por deBarros
Mais uma vez, o atual técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Mano Menezes, não apresenta um esquema tático, um estilo de jogo, jogadas ensaiadas e postas em prática durante as partidas. Deixou-se cair no esquema armado já pela Seleção da Argentina que pacientemente esperava a Seleção Brasileira em seu campo, com marcação em cima e em contra-ataques de alta velocidade chegando ao belo gol que pôs a defesa brasileira de quatro.
De que adianta ter mais tempo com a posse de bola se não consegue chegar na área do adversário?  Bola pro lado, bola pra trás, lançamento para Neymar ou Lucas, que, quando recebiam a bola já tinham dois marcadores interrompendo-lhes a jogada. A tática é bola pro Neymar ou pro Lucas e achar que eles vão ganhar o jogo? O time argentino quando tinha o domínio da bola era muito mais veloz e chegava rapidamente na boca do gol da Seleção Brasileira.
Luís Fabiano foi acionado? Pode-se culpar esse jogador por não ter rendido nada durante o jogo? Só que a bola não chegava aos seus pés. Mais uma vez a Seleção consegue o seu gol de bola parada e com o impedimento claro do Paulinho, que de cabeça marcou empatando o jogo.
A Argentina interessava o empate e ia tocando o jogo a seu modo e jeito que a essa altura demonstrava estar gostando dele e partia mais para o ataque. Mas, falta na área é pênalti e o zagueiro argentino além de fazer falta em Damião botou a mão na bola.
Neymar botou a bola na marca e gol do Brasil.
O técnico brasileiro pode não ser um grande tático em futebol, mas que na beira do gramado grita forte contra o juiz, chamando-o de maluco acompanhado de um belo palavrão, isso ele sabe fazer. Mas também pode ser a sua tática provocar o juiz. Quem sabe?
Imagina se fosse o Dunga xingando juiz o que vocês não iriam falar, senhores jornalistas, comentarista de futebol?
Com esse técnico vamos chegar à Copa do Mundo, aqui no Brasil, com a Seleção sem um esquema tático, sem um estilo de jogo e sem um time titular escalado. O que sabemos é que Neymar é o único titular mesmo porque se ele não for escalado no mesmo minuto o senhor Mano Menezes estará demitido, primeiro por vocês jornalistas especializados em futebol e depois pela cúpula da CBF.
De acordo com as declarações do senhor Mano Menezes na sua entrevista depois do jogo com a  Argentina, cobrado, disse que não é ruim ganhar de 8X0 num jogo de futebol. O que ele parece não entender é que o torcedor de futebol brasileiro que ver a sua Seleção ganhar de 8X0 da Seleção da Holanda, do Real Madri ou do Barcelona mas não da seleção de futebol da China que é fácil demais. Será que ele entende isso?
Bem, agora vai jogar contra o Iraque, que tem o Zico como técnico, e pode repetir os 8x0 contra a China. Mas, com o Japão a Seleção vai ter que jogar muito para poder vencer. Se vencer.
A Seleção Brasileira volta a jogar contra a Argentina nos próximos dias e desta vez vai ser no campo e no país deles. Não vai ser muito fácil, senhor Mano Menezes.

2 comentários:

Ebert disse...

Mano continua a boa vida de enfrentar seleções de quinta categoria. Pegando umas Argentina, o desastre é garantido. E o cara agora quer tirar da cartola da incompetência mais uma furada: Kaká.

debarros disse...

DÁ PRA DESCONNFIAR DESSAS CONVOCAÇÕES. SEMPRE QUE UM JOGADOR BRASILEIRO NO EXTERIOR CAI DE PRODUÇÃO OU JÁ PASSOU DOS 30 ANOS QUASE SEMPRE É CONVOCADO PARA A SELEÇÃO. COMPRAR E VENDER JOGADOR DE FUTEBOL HOJE É UM GRANDE NEGÓCIO. E MUITA GENTE ESTÁ ENVOLVIDA NESSA TRANSAÇÃO. É MUITO DINHEIRO QUE ROLA QUE DÁ PRA SOBRAR PRA TODO MUNDO.
O ALEX, O CARECA, QUE JOGAVA NA TURQUIA ESTÁ VOLTANDO. VAMOS PRESTAR ATENÇÃO O QUE VAI ACONTECER COM ELE.