sábado, 12 de fevereiro de 2011

Presidente da Fifa já perdeu o sono: Maracanã não fica pronto para a Copa das Confederações. E tem gente sugerindo trocar o "Chico Xavier" de 2014 por um logotipo mais adequado: uma tartaruga e uma preguiça entrelaçadas

Chora, Chico Xavier!!! O Maracanã pode não ficar pronto para a Copa das Confederações. E pra Copa do Mundo? Essa é outra história. Foto:Divulgação
por Gonça
Sabe-se que o cronograma de obras para a Copa do Mundo está atrasado. Hoje, os jornais alertam que o Maracanã pode não estar pronto para a Copa das Confederações, que se realiza um ano antes do Mundial. Novidade? Nenhuma. Como o atraso se repete em quase todas as capitais-sedes, a Fifa parte para indicar agora alguns outros estádios para a Confederações na esperança de que os escolhidos se animem a acelerar o ritmo de construções e reformas. A Copa das Confederações é, na verdade, um dispositivo de segurança instituido como um marco para a conclusão dos preparativos para uma Copa. Se um país está quase pronto para um torneio internacional um ano antes do evento principal significa que terá mais 12 meses para ajustes, sintonia fina e arremates de projetos de infraestrutura como transporte, hoteis etc. Faltam menos de dois anos e meio para a Copa das Confederações. Se o tempo já é curto para tudo ficar pronto até 2014, imagine em 2013.
O Brasil foi escolhido para sediar a Copa no dia 30 de outubro de 2007. Há três anos, três meses e 14 dias. Quase nada andou até hoje. Na época, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, alardeava que seria uma Copa feita exclusivamente com dinheiro privado, sem um tostão de verbas públicas. A previsão não se confirmou, claro. No capitalismo brasileiro só o pipoqueiro da esquina monta seu negócio com dinheiro próprio. Mas mesmo com o BNDES abrindo os cofres para os estádios privados ou parcerias público-privadas ou concessões ou quaisquer outras fórmulas "criativas", a tartaruga e a preguiça tomando bola nas costas (sem ofensas aos animais) são o símbolo mais indicado para o Mundial 2014. Bem melhor do que aquele "Chico Xavier psicografando" que bolaram para o maior evento esportivo do mundo.
Um otimista diria que a coisa tá feia e vestiria seu orixá com a camisa 10.
Um pessimista se prepararia para ver a Copa de 2014 pela TV, em transmissão digital e 3D, direto da Espanha, da Colômbia ou até da Inglaterra, que sedia as Olimpíadas de 2012. Ô da poltrona, o que não falta é país-suplente.

2 comentários:

debarros disse...

O Brasil nunca deveria ter contratado com a FIFA essa Copa do Mundo em 2014. Não que ele não que seja capaz de realizar esse evento – em 1950, apesar das condições e a época serem totalmente diferentes dos dias de hoje – conseguiu realizar a Copa inaugurando o Estádio do Maracanã sem ainda estar totalmente pronto.
O Brasil não tem capital privado para assumir a grandiosidade do evento em obras, principalmente em construções de Estádios e muito menos para outras sobras de infraestrutura.
Com um sistema de transporte que tem será incapaz de atender a demanda de transporte por ocasião dos jogos.
Como acreditar na realização dessa Copa em 2014, no Brazil com o logotipo escolhido em cima da imagem do Chico Xaveir psicografando?

Guina Araújo Ramos disse...

Há outra versão, mais própria para esta precipitada Copa de 2014: o logotipo mostra o brasileiro tapando a cara, envergonhado...
É bem Brasil: a Copa vai rolar, tão claudicante quanto a seleção, e no final o único "capitalista" que ficará no prejuízo vai ser o pipoqueiro da esquina...