sábado, 19 de fevereiro de 2011

Os ventos de liberdade

deBarros
Ventos fortes de liberdade sobram nos países do Oriente Médio. Ditaduras são derrubadas em razão das grandes manifestações populares que nas praças, nas ruas, nas casas e mesquitas fazem ressoar o seu clamor na ânsia de se libertarem do jugo opressivo de anos e anos de governos fortes ditatoriais. Os Ditadores caem, mas o que ficará no seu lugar? No Egito, um Conselho Militar, que na verdade foi quem tirou o ditador do poder, levados, é claro, pelo povo que gritava por liberdade nas praças e nas ruas. O grande problema hoje no Oriente Médio, em termos de regime governamental, é esse: quem tomará o poder nas mãos depois da poeira baixar e a ordem civil voltar à sua normalidade? Por enquanto, no Egito, quem assumiu o poder, foram os militares. Eles sairão de onde estão muito bem instalados para dar espaço a um governo escolhido pelo povo?
Os outros países, como a Líbia, Bahrein e o Yemen estão em plena efervescência de protestos populares, reivindicando liberdade política, com registros de mortes em razão da repressão armada dos governos.
A grande incógnita nessas manifestações é saber qual será o resultado delas. Que tipo de governo emergirá dessas tempestuosas manifestações populares nas suas lutas por liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, liberdade de ser um cidadão livre em seu país?

Nenhum comentário: