terça-feira, 28 de abril de 2015

Terremoto no Nepal: a notícia é o pânico

O pânico de Carol Barcellos, da Globo. Reprodução
A CNN tem uma experiente repórter, Cristiane Amanpour, que impressiona pela frieza com que encara situações difíceis, sejam conflitos, matérias em zonas de terrorismo, catástrofes naturais. Amanpour não balança o microfone nem quando peças de artilharia entram em ação inesperadamente atrás dela, no campo da imagem. Não se pode exigir que repórteres sem esse tipo de experiência não se abalem em momentos críticos. E não é todo dia que nasce uma Amanpour ou uma Orianna Falacci. A repórter Carol Barcellos tem sido trolada na rede por ter entrado em pânico, no Nepal, quando um segundo terremoto atingiu o país fez tremer o portão e o terreno de uma casa onde ela fazia uma matéria. Quando do atentado do Charlie Hebdo, em Paris, a repórter Cecília Malan, também da Globo, passou pelo mesmo perrengue e assustou-se com os tiros durante uma invasão policial a um mercado onde um terrorista mantinha reféns. Malan também foi alvejada pela rede e criticada pelo susto e por ter sido flagrada com um tablet ao supostamente usar a internet como fonte de apuração embora estive no local dos acontecimentos. Menos, pessoal. Não dá para exigir frieza absoluto de profissionais jovens, acostumadas a matérias mais leves, sem a experiência de tarimbados correspondentes internacionais. Carol Barcellos é repórter de um programa chamado Planeta Extremo. Mas a situação, convenhamos, foi extrema demais para ela.
VEJA O VÍDEO, CLIQUE AQUI


3 comentários:

Unknown disse...

É verdade, talvez a situação tenha sido demais para alguém como ela. Mas precisava ser a mais apavorada de todos? Irônico é ler agora uma matéria no UOL (http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2015/03/28/teve-ate-escuridao-no-mar-carol-barcellos-desafia-medo-em-programa-global/)onde ela é retratada como uma destemida, mas com medo de...altura!

Maria Alice Mariano disse...

Zé você já era um charme de coração antigo, agora com um novo ficou irresistível.
Muggiati como sempre arrasou com seu belíssimo texto nesta mais do que merecida homenagem. Você nasceu guerreiro batalhou por seus colegas e saiu vitorioso. Como venceu também sua doença. Parabéns meu amigo, te amo muito! Conte comigo. Muita saúde e muita Luz nessa nova etapa de sua vida. Beijo

Helena disse...

Correto, acho que ela amarelou demais para uma jornalista