segunda-feira, 7 de março de 2022

Fotomemória: foi um Rio que ficou em nossas vidas

Uma das fotos da Manchete, no modo "juntar todo mundo", como a revista gostava de fazer,
reuniu atores e equipe do filme Todas as Mulheres do Mundo. Vejam aí Joana Fomm. Hildegarde Angel, Mário Carneiro, Irma Alvarez, Flávio Migliaccio, Regina Rozemburgo, Ivan Albuquerque, Isabel Ribeiro, Ionitas Salles Pinto, Marieta Severo, Paulo José, Domingos Oliveira, Ana Cristina Angel, Norma Marinho, Vera Vianna, Leila Diniz e Maria Gladys. Não seria exagero dizer que Ipanema estava toda representada aí. Foto de Paulo Scheunstuhl, Reprodução Manchete

por Ed Sá

Os arquivos desaparecidos da Manchete guardam fotos históricas de todas as áreas. Da política à cultura, das conquistas no esporte às tragédias, o acervo registrava uma Amazônia quase intocada e também flagrava o começo da destruição que hoje é crítica. Na área cultural, especialmente da música popular, a revista publicou fotos memoráveis a partir de um tipo de pauta que juntava os destaques do momento em um encontro no estúdio da Bloch. Os repórteres conseguiam levar à Manchete, em grupo, por exemplo, os ídolos da música. Fizeram isso com o pessoal da Bossa Nova, com a Jovem Guarda, com a turma da chamada música de protesto dos anos 1960 e com os tropicalistas. Em 1966 chegava aos cinemas o filme Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira. Manchete repetiu a fórmula e levou as "mulheres do mundo" e parte da equipe do filme ao estúdio da Rua Frei Caneca. Paulo Scheunstuhl fotografou, a reportagem foi de Maurício Gomes Leite. 

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