quarta-feira, 30 de março de 2022

A agonia do Pantanal

 

Reprodução Twitter

Reprodução Twitter

por Ed Sá

As redes sociais se dividem em elogios ao remake de Pantanal - novela que fez sucesso histórico na Rede Manchete há pouco mais de 30 anos - e  a alertas quanto à realidade do universo rural que mudou para pior. A exuberância da natureza não é mais a mesma. 

Há quem veja no cenário romântico da ficção da Globo marcas da destruição progressiva de um bioma de valor incalculável para o planeta.  Talvez por isso, há excesso de closes. 

A pergunta é: o desenrolar da novela vai ignorar isso? A composição dos personagens passará ao largo da triste realidade? A arte prestará um serviço ao denunciar a hecatombe ecológica. 

De resto, uma constatação: se algum canal de streaming quiser fazer novo remake de Pantanal daqui a dez anos terá de usar recursos digitais e técnicas computacionais. O Pantanal como o conhecemos só existirá em pixels.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Acredito que uma das razões do sucesso da novela Pantanal, editada há anos passados pela TV Manchete, foi exatamente pelo seu visual panorâmico, que revelava ao brasileiro o mundo real e paisagístico da região do Pantanal. Todas as características do comportamento social, dos habitantes daquele incrível mundo, meio submerso em água, foram bem destacados e visualizados pelas câmeras da TV Manchete, ao mesmo tempo que revelava novos atores, interpretando as típicas criaturas, daquele mágico universo, até então desconhecido do povo brasileiro. O sucesso de bilheteria dos filmes " Westerns " do cinema americano, foi exatamente em cima das fantásticas paisagens oferecidas pelo Oeste, do mundo selvagem e desconhecido, pelo próprio povo americano. Se essa novela Pantanal, for criada em cima de " closseds" da TV Globo, seguindo a linha estrutural de suas novelas, acredito que será uma decepção para o tradicional telespectador de novelas.