quinta-feira, 31 de março de 2022

Brasil na Copa: "a hora é Hexa" ? Jura?

O Estádio de Lusail, a cidade especialmente construida próximo a Doha, receberá o jogo final da Copa do Catar. O Brasil vai chegar lá? Foto Divulgação/FIFA

por Niko Bolontrin

Amanhã a seleção brasileira saberá dos primeiros adversários na Copa do Mundo 2022. Alemanha e Holanda poderão estar no caminho. Se a bolinha do sorteio não favorecer, o time de Tite cairá no "grupo da morte".  Melhor, não. 

O certo é que o Brasil, que voltou a liderar o ranking da FIFA, chegará ao Catar no escuro. Longe de saber se o seu futebol que foi exageradamente exaltado durante a mediocridade da Eliminatórias será suficiente para enfrentar as principais seleções europeias. Vai descobrir em campo, assim como se surpreendeu com a Bélgica na Copa de 2018. A Bélgica, aliás, é a segunda colocada no mesmo ranking.

Nos últimos anos a Europa se fechou para amistosos contra seleções de outros continentes. Tem bastado aos países da comunidade um calendáro pra valer e de alto nível técnico: a dureza das Eliminatórias regionais sem "galinha morta", a poderosa Copa da UEFA e a Liga das Nações: 

Parece-me que Tite terá cinco amistosos preparatórios até embarcar para Doha. No roteiro, jogos contra seleçoes da Ásia, África, da Concacaf. Resta um amistoso válido contra a Argentina. Da Concacaf só vale como treino se o adversário for o México.  

Em 2022 a seleção brasileira comemora 20 anos do Penta, a épica jornada de 2002. Se não trouxer o caneco vai igualar em 2026 o maior intervalo entre seus títulos de campeã (de 1970 a 1994 = 24 anos).

Volta o slogan: "a hora é Hexa". 

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Ainda não. sei, de cor, o nome dos titulares que irão formar o time da Seleção Brasileira. Na minha opinião, não temos um time de futebol, um time de titulares que integrarão a Seleção. Não acho isso bom. Nesse último jogo da Seleção, contra a Bolívia, o técnico Tite, apresentava jogadores como experiência. Essa Seleção, sem nomes de titulares das posições no time, não fez um amistosos, contra times de futebol da Europa. Não sei como essa Seleção, sem titulares jogará, na Copa contra o futebol europeu. Mas, um jogo de futebol, é sempre imprevisível o seu resultado. A Itália foi eliminada da Copa por um time sem muitas expressão. Essa eliminação foi imprevisível. Tudo pode acontecer num campeonato de futebol. Vamos contar com o " imprevisível " nesta Copa.

Júlio disse...

O Brasil ou sai primeiro da sua chave ou vai cruzar com a Alemanha mais cedo do que pensa.

J.A.Barros disse...

Se o resultado de um jogo de futebol é imprevisível, se o brasil nessa Copa jogar contra a Alemanha, não poderíamos contar com o "imprevisível "?????