sábado, 25 de dezembro de 2021

Não olhe para os lados

por Ed Sá

Estreou ontem na Netflix o filme "Não olhe para cima". Na trama um cometa entra em rota de colisão com a Terra. Uma cientista anuncia a catástrofe com seis meses de antecedência. Autoridades são avisadas. Se a idéia não é tão original é a partir daí que se desenrola uma comédia de humor negro que captura a realidade política atual. Negacionismo, polarização, fake news, crise ambiental, corrupção, âncoras que por motivos ideológicos privilegiam "boas notícias", nomeação de um xerife para a Suprema Corte. Basta olhar pro lado que você verá que está cercado por esse mesmo e rotineiro cinismo. Digamos que identificará canalhas que, nos Estados Unidos, desfilam na Fox e, aqui, na CNN Brasil e na Jovem Pan. No elenco, nomes como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep e Cate Blanchett.
No filme, a presidente (Meryl Streep) é claramente caricaturada como Donald Trump. Dá para reconhecer referências a jornalistas, empresários, funcionários da Casa Branca, financiador de campanha política e milionário dono de gigante de celular e políticos americanos. Se mudar a chave você vai se lembrar das cópias semelhantes e igualmente desclassificadas e cínicas que vicejam por aqui.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Ah! eu quero ve esse filme e uma das razões é porque uma das artistas me excita muito. A Jennifer Lawrence, me provoca orgasmos mentais e preciso ve-la, para alimentar essa minha tesão.