segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Fotomemória: 53 anos do AI-5 e a pose dos canalhas em 13 de dezembro de 1968.

Foto Oficial Reprodução/Divulgação

Em um dia como hoje, há 53 anos, a ditadura decretava o AI-5 que retirava dos brasileiros o que lhes restava de direitos após o golpe de 1964. 
Ao longo da história o Brasil reuniu muitos canalhas em fotos memoráveis. Os arquivos políticos mostram que é extraordinária e sempre se renova a capacidade do país de produzir até hoje imagens do tipo. Essa foto reúne Costa e Silva e seus ministros no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro em 13 de dezembro de 1968. Foi logo após a assinatura do famoso documento. Comemorava-se o novo marco do autoritarismo. As mãos que empunharam as canetas que oficializaram a barbárie saíram dessa cerimônia macabra tingidas de sangue. Nos dias seguintes, milhares de brasileiros foram presos, muitos foram torturados, assassinados, desaparecidos, outros buscaram o exílio. Diante da lei os signatários ficaram impunes. Apenas a História os condenou e, talvez, embora improvável, alguns resquícios de consciências à mesa. Essa foto é a única sentença que restou.

Um comentário:

Norões disse...

Esses marginais da democracia fizeram um mau imenso ao Brasil. Ajudaram a matar pessoas que foram torturadas e assassinadas depois.