terça-feira, 14 de abril de 2020

Fotomemória da redação: Moraes Moreira (1947-2020) encontra Bob Marley (1945-1981)

1980: Moraes Moreira e Bob Marley em dia de pelada no Politheama. Foto de Frederico Mendes/Reproduão Manchete

por Niko Bolontrin

Moraes Moreira, que morreu ontem, no Rio, fará muita falta no atual panorama musical. Sua obra traduziu muitos aspectos do Brasil. O futebol, por exemplo. O baiano de Ituaçu era um apaixonado pelo Flamengo. Por várias vezes uniu seu talento musical à bola. Era também um peladeiro ou gostava de "bater um baba", como se diz na Bahia.

Em 1980, Bob Marley veio ao Brasil para a inauguração da gravadora Ariola.

Manchete cobriu os passos do astro jamaicano do reggae e do movimento rastafári. Fora da agenda oficial, o fotógrafo Frederico Mendes registrou uma pelada no campo do compositor Chico Buarque, o Politheama, que contou, entre outros astros, com Marley, Junior Marvin (do The Wailers), Paulo César Caju, Toquinho, Chico Buarque, Alceu Valença e Moraes Moreira.

O jogo não acabou para Moraes Moreira. Seu talento é eterno.

Dois anos depois daquela pelada do Politheama, Moraes Moreira lançou 'Sangue, Suingue e Cintura", música que homenageava Zico e uma das maiores seleções que o Brasil já montou, a da Copa de 1982. Sim, aquele time fabuloso, que não foi campeão mas virou lenda do futebol mundial, ganhou do baiano genial uma trilha sonora à altura. Ouça a música AQUI

Um comentário:

Victor4598 disse...

Moraes Moreira tem um lugar na música brasileira. Digo que ele criou o novo pop brasileiro.